Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Grupos teatrais apresentam ao público projetos desenvolvidos em curso da Companhia de Teatro de Jundiaí

Publicada em 16/03/2022 às 09:13

Os doze grupos, companhias e coletivos teatrais que participaram da primeira edição do “Férias em Cena”, desenvolvido pela Companhia de Teatro de Jundiaí, corpo artístico da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), apresentaram ao público, na noite dessa segunda-feira (14), o resultado do trabalho desenvolvido.

As apresentações espalharam-se por diversos ambientes do Teatro Polytheama, começando saguão Ariosto Mila e adentrando na Sala Deolinda Copelli, tanto na plateia quanto no palco, além de camarins e áreas externas. “Vocês verão aqui as cenas que irão compor os núcleos de espetáculos que estes 12 grupos pretendem desenvolver. Cada um deles trouxe uma proposta, um pedaço de uma cena, ao início de nossos encontros para que pudéssemos desenvolver ao longo de doze encontros. Ao final, eles todos se apresentaram para os demais colegas também aqui no Teatro e agora vocês serão nossos convidados especiais”, comentou a diretora artística da Companhia de Teatro de Jundiaí, Carla Candiotto, dando as boas-vindas aos participantes.

As apresentações seguiram a sequência da classificação indicativa, começando pelo saguão com apresentação infantil

Apresentam-se na oportunidade os grupos Cena Quatro, Companhia do Acaso, Cia. Fenix, Cia. Paulista, Cia. Techiatto, Cia. Tramp de Palhaços, Cia. Um do Outro, Giro no Biombo, Núcleo Híbrido, Respeitável Público, Rick e Kelly e Um Grupo de Teatro. Por conta das locomoções dentro do Teatro para cada um dos ambientes com apresentações, o público foi limitado a 40 pessoas, por ordem de chegada ao teatro.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou a importância da iniciativa. “Esta primeira edição do ‘Férias em Cena’ permitiu um diálogo muito frutífero da companhia municipal com os demais envolvidos na linguagem artística do Teatro, sejam em grupos, companhias e coletivos. Devido ao sucesso, decidimos abrir as portas do Teatro para o público em geral, que, mesmo vendo apenas uma parte do espetáculo que cada grupo está desenvolvendo, conseguiu se envolver bastante na proposta e certamente estarão interessados em conferir o produto final de cada uma delas. Além do intercâmbio artístico, a proposta também cumpre o papel da formação de público”.

Apresentações exploraram os diversos ambientes do Teatro, como os fundos da plateia da Sala Deolinda Copelli

Edivaldo Zanotti participou da iniciativa com projetos de dois grupos. Segundo ele, as orientações da Carla trouxeram mais potência aos projetos apresentados. “Pela Cia. Paulista de Artes, apresentamos um trecho da peça ‘O inferno são os outros’, inspirada na obra de Jean-Paul Sartre, e para a qual as considerações da Carla lançaram luz sobre a importância de que cada integrante do grupo entenda e respeite seus pais. Já pela Companhia do Acaso, trabalhamos a peça “Quantos outros cabem num menino”, que já tinha data marcada para estreia, inclusive, no Polytheama. As contribuições da Carla trouxeram muita potência ao espetáculo, comprovada pelo olhar de aprovação do público”.

Outro ator participante foi Luan Silva, da Cia. Tramp de Palhaços. “O foco principal do trabalho da nossa companhia é o Palhaço e, para o ‘Férias em Cena’, trouxemos nosso projeto intitulado ‘Cegos’, a partir do qual temos desenvolvido pesquisas em Bufonaria, algo novo no Brasil. As orientações da Carla trouxeram muita clareza para o nosso processo criativo, além de novas possibilidades para o desenvolvimento da linguagem. Sem contar a troca que tivemos com os demais grupos. Muitos deles não conhecíamos, de outros só sabíamos os nomes, mas pudemos acompanhar o processo criativo de cada um, oque gerou uma infinidade de novos olhares sobre a arte e sobre a diversidade de possibilidades artísticas dentro da linguagem do Teatro”, comentou.

Estudantes de Teatro, Livia e Kelvin decidiram conferir a proposta

Os jovens Livia Gomes e Kelvin Casamassa são estudantes de Teatro e vieram conferir as apresentações a convite de um amigo. “Como estudo Teatro há pouco tempo, vim mais por conta da curiosidade e para experimentar conteúdos diferentes, já que para a noite estão previstas apresentações para todas as idades”, comentou o rapaz.

Livia também elogiou a proposta. “Achei a proposta das apresentações muito interessante, principalmente para a gente que estuda Teatro e precisa consumir o que as companhias da cidade estão produzindo”.

Mais Companhia de Teatro

A Cultura recebe até o dia 11 de abril as inscrições de artistas interessados em compor os corpos artísticos municipais, entre eles a Companhia de Teatro, além das companhias de Dança e de Música (Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí – OSMJ). Os editais e links dos formulários para inscrições podem ser conferidos no site da Cultura.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/16/grupos-teatrais-apresentam-ao-publico-projetos-desenvolvidos-em-curso-da-companhia-de-teatro-de-jundiai/

Apoio