Estado de SP é o primeiro a atingir meta da OMS de 90% da população vacinada contra a COVID-19
O estado de São Paulo atingiu a meta de vacinar 90% da população elegível contra a COVID-19, segundo anunciou o governo estadual nesta quarta-feira (16). De acordo com a coordenadora do plano estadual de imunização, São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a atingir esta taxa, considerada ideal pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
“Somos o primeiro estado a ter a população com as duas doses elegível, ou seja, aquela acima de 5 anos. Se fossemos um país, seriamos o terceiro país [que mais vacinou] no mundo”, disse Regiane de Paula, coordenador do Plano Estadual de Imunização (PEI).
O número, de 90,11%, equivale ao percentual da população com mais de 5 anos de idade que já tem o esquema vacinal completo. O governo estadual considera esquema vacinal completo a imunização com pelo menos duas doses de vacinas contra o coronavírus, ou a dose única, no caso do imunizante da Janssen.
Apesar da meta de 90% ter sido atingida, entre as faixas etárias mais jovens, a cobertura é menor do que entre os mais velhos.
Entre crianças de 5 a 11 anos, apenas 22% já recebeu as duas doses da vacina. Já no grupo dos adolescentes, de 12 a 19 anos, esse percentual sobe para 85%.
A vacinação infantil no estado de São Paulo teve início em 14 de janeiro. Desde então, algumas crianças já completaram o intervalo necessário para receber a segunda dose do imunizante, enquanto outras ainda aguardam a data estabelecida pelos fabricantes.
Em relação à população total do estado de São Paulo, ou seja, considerando também as crianças de menos de 5 anos, que ainda não podem ser vacinadas, o percentual de imunização chegou a 84,20% nesta quarta.
(Fonte: g1/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)