Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Fábrica das Infâncias Japy tem programação circense neste final de semana

Publicada em 17/03/2022 às 13:42

A Fábrica das Infâncias Japy, equipamento ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), sede oficial do Comitê das Crianças de Jundiaí, terá um final de semana bastante movimentado, com programação cultural gratuita.

Já neste sábado (19), às 9h, será realizada a posse do Comitê das Crianças 2022, com os 24 novos integrantes sorteados esta semana, meninos e meninas entre nove e 11 anos, representando as seis regiões da cidade.

O Comitê das Crianças é uma das iniciativas que integram o programa municipal Cidade das Crianças, do governo do prefeito Luiz Fernando Machado. Trata-se de um órgão que visa escutar as demandas e as sugestões das crianças para diversos segmentos do planejamento urbano de Jundiaí. Instituído em 2019, após a adesão do Município no ano anterior à Rede Latino-Americana – Cidade das Crianças, grupo idealizado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci.

Novos integrantes do Comitê tomam posse às 9h

Após a cerimônia de posse, aberta a todos os interessados, a UGC programou a apresentação da Trupe Pling, grupo selecionado pelo edital CulturaMais, com o espetáculo interativo “Circo Parque”, com números diversos de circo como malabarismo, acrobacias, equilíbrio, dança e teatro, com os artistas mostrando desde a montagem da “pequena grande lona” até o “gran finale”.

O público vai acompanhar as cenas cheias de músicas e poesias que vão surgir a partir do encontro de uma maleta mágica onde está guardado um circo inteiro e seu incrível elenco. Assim, o espetáculo vai se desenrolando com as apresentações do mestre de cerimônias, do malabarista, dos palhaços e das bailarinas, sendo convidado a participar dessa apresentação que marca a estreia do espetáculo “Circo Parque”. No elenco os atores Ulisses Vertuan, Nattan Nogueira e Lucy Pavish.

Já no domingo (20), a partir das 10h30, tem mais palhaçaria e malabarismos com o espetáculo “Félicis, um número”, com o ator Rodrigo Oliveira, artista também selecionado pelo edital CulturaMais. A proposta do espetáculo parte da pergunta: O que o malabarista e o palhaço têm em comum?

Segundo o ator, a princípio essas figuras parecem opostas. O malabarista é tido como o dono de uma técnica impecável, enquanto o palhaço é aquele que não consegue fazer nada sem errar, é desastrado e atrapalhado em tudo. “Ao unir essas duas figuras circenses em uma só, nosso número desloca o malabarista do seu pedestal inacessível e o aproxima do público, estreitando os vínculos ao trazer o “erro” como parte do show”, explicou o artista.

Fábrica das Infâncias Japy

Localizada na rua Lacerda Franco, 175 – Vila Arens, além de sede do Comitê das Crianças, a Fábrica integra as ações do programa municipal Cidade das Crianças, da Rede Urban95, do professor Francesco Tonucci, da Fundação Bernard Van Leer e do Instituto Alana. Trata-se de um espaço voltado à experimentação artística, formativa, criativa e reflexiva sobre as brincadeiras e as infâncias.

Com entrada gratuita, o espaço fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento.

Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.

(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/17/posse-do-comite-das-criancas-e-programacao-circense-acontecem-na-fabrica-das-infancias-japy-no-fim-de-semana-1/

Apoio