Dia do sono: conheça os cinco distúrbios do sono mais comuns e saiba identificá-los
Nesta sexta-feira, dia 18 de março, é lembrado o Dia Mundial do Sono! O evento anual, organizado pelo Comitê do Dia Mundial do Sono da Sociedade Mundial do Sono, desde 2008, serve para que as instituições de saúde se unam para difundir informações sobre sono saudável e qualidade de vida.
Pensando na importância da data, a TVTEC separou para você uma lista dos cinco distúrbios do sono mais comuns e que podem, em alguns casos, necessitar de acompanhamento médico. Confere aÃ!
Cinco distúrbios do sono mais comuns
1. Insônia
A insônia é o distúrbio do sono mais comum, que pode ser caracterizado pela dificuldade em iniciar o sono ou mantê-lo. O tratamento consiste na mudança de hábitos para favorecer a boa qualidade do sono, além de acompanhamento médico que, em alguns casos, pode resultar no uso de medicamentos para ajudar a ter uma boa noite de descanso.
2. Apneia do sono
Também chamada de sÃndrome da apneia obstrutiva do sono, a apneia é uma perturbação da respiração, onde o fluxo respiratório é interrompido devido ao colapso das vias aéreas. Geralmente, as pessoas que têm apneia do sono roncam, mas isso não é regra: é importante fazer uma avaliação com o médico e iniciar o tratamento se necessário, como uso de máscaras adaptáveis de oxigênio e alterações de hábitos.
3. Sonolência excessiva durante o dia
A sonolência excessiva é a dificuldade em se manter acordado ao longo do dia, atrapalhando as atividades diárias. Ela costuma surgir quando a pessoa tem pouco tempo para dormir ou sono interrompido várias vezes, além de fazer uso de certos remédios. O tratamento é indicado de acordo com a causa do problema, e um de seus pilares é melhorar a qualidade do sono durante à noite.Â
4. Sonambulismo
A pessoa com sonambulismo manifesta atividades motoras durante o sono que são consideradas inadequadas, como caminhar ou conversar. O sonâmbulo também pode despertar em seguida ou voltar a dormir normalmente, sem se lembrar do ocorrido depois. Na maioria das vezes não é necessário qualquer tratamento, mas em alguns casos o médico pode indicar medicamentos para ajudar a regularizar o sono.Â
5. Bruxismo
Bruxismo é um distúrbio do movimento caracterizado pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes, causando alterações dentárias, dores de cabeça, estalidos e dores na mandÃbula. O distúrbio pode se manifestar de dia ou à noite e o tratamento é orientado pelo dentista, e inclui o uso de um dispositivo para evitar o desgaste dos dentes, correções de alterações dentárias e métodos de relaxamento.
(Fonte: Tua Saúde/Imagem: Pexels)