Turismo ‘Pet friendly’ é tema de palestra online
A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) promoveu nesta segunda-feira (21) a palestra “Turismo Pet Friendly é uma realidade”, que foi ministrada por Luiza Cervenka e Marilia Andrade.
O gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez, fez a abertura do evento. “Agradecemos a presença de todos e da Luiza e Marilia por compartilhar o conhecimento de um assunto de grande importância. Esperamos que os empreendedores possam se adequar à nova realidade do pet friendly”, afirmou.
O Brasil é o 2º maior mercado pet do mundo com relação a cães e o 3º em pets em geral, ficando atrás apenas dos Estados Unidos e China. Somente no Brasil são 140 milhões de animais de companhia, entre cães, gatos, aves, peixes, entre outros animais. “É preciso saber como se comunicar, mostrar e atrair os turistas ou moradores para o empreendimento pet friendly. O Brasil já conta com mais cães e gatos do que crianças. Não queremos fazer com que todos os empreendimentos virem pet friendly, mas sim que tenham a informação para tomar a decisão”, explicou Marilia.
A essência do pet frienly é entender que os animais de estimação são importantes para os clientes, muitas vezes considerados como filhos. “Com isso é necessário oferecer conforto, segurança e bem-estar aos animais”, comenta Marilia.
Um dos temas tratados foi o comportamento dos cães, uma vez que são a maioria dos animais que são recebidos pelos empreendimentos pet friendly. “É importante entender o cachorro, por conta do ambiente que será oferecido aos animais”, contou Luiza, que tratou sobre importantes temas como escala de agressividade, maneiras de comunicação dos animais, entre outros.
Luiza Cervenka é bióloga, com mestrado em psicobiologia, doutorado em medicina veterinária e pós-graduação em jornalismo. Trabalha como terapeuta comportamental de cães e gatos e é criadora do Guia Pet Friendly de Jundiaí.
Marilia Andrade é jornalista, especialista em produção de vídeos e uniu suas duas paixões: pets e viagens, para criar o @farejandoporai. Com suas duas filhas de quatro patas, ela explora os mais diversos roteiros gastronômicos e culturais para mostrar que é possível incluir os pets nos passeios da família.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)