Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Final de semana tem atrações gratuitas especiais do Dia do Teatro e do Circo em Jundiaí

Publicada em 25/03/2022 às 17:23

Para este fim de semana, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou, além da abertura dos espaços culturais, uma série de atrações gratuitas para toda a família.

Crianças, jovens e adultos poderão acompanhar a programação que inclui oficinas, teatro infantil, contação de história, além da ação “Cultura nos Bairros” especial do dia do Teatro e do Circo, que, neste domingo (27), irá movimentar a região do Jardim Martins, com apresentações culturais das 10h às 15h, no complexo esportivo Francisco Álvaro Siqueira Neto.

Confira a programação nos equipamentos culturais:

Fábrica das Infâncias Japy
A Fábrica das Infâncias Japy, sede oficial do Comitê das Crianças de Jundiaí, terá um final de semana bastante movimentado, com programação cultural gratuita.

No sábado (26), às 10h30, crianças de sete a 12 anos poderão participar da Oficina “ Na batida desse som”, com Renata Pelegrini Pupo, integrante do Grupo Ritmo. A proposta é um trabalho coreográfico desenvolvido a partir da modalidade de Jazz, Ballet Clássico e dança contemporânea, mostrando a influência da música em nossa vida.

No domingo (27), também às 10h30, crianças de quatro a seis anos serão convidadas a interagir com a atriz Margareth Libardi, na apresentação do espetáculo “Aula de Magia com a bruxinha Meg Li”. A ideia central do espetáculo é o de reforçar valores morais, mostrando para as crianças que o mundo pode ser bem melhor quando temos atitudes nobres e acreditamos em nós mesmos

A Fábrica das Infâncias Japy na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita.

Além da programação gratuita, a Fábrica das Infâncias Japy também recebe vacinação contra a Covid-19 para crianças de cinco a 12 anos

Biblioteca Nelson Foot
A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot, que voltou a abrir aos sábados, das 9h às 13h, para atender tanto nos setores de pesquisa quanto no circulante, para a retirada de livros traz ainda atividades culturais para as crianças.

Para este sábado (26), a programação será realizada a partir das 10h, com a contação da história “O Menino que Voou”, com Matheus Ferreira de Lima, do Grifo Teatro, indicada para crianças de sete a 11 anos. A história é inspirada na lenda mitológica de Ícaro.

A Biblioteca Municipal fica no Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110

Cultura nos Bairros
A segunda edição do projeto Cultura nos Bairros chega neste domingo (27), no complexo esportivo Francisco Álvaro Siqueira Neto, no Jardim Martins, no mesmo dia em que se comemora o Dia do Teatro e do Circo, oportunidade em que o público poderá acompanhar, a cinco performances de grupos de teatro e circo de Jundiaí, selecionados pelos editais CulturaMais e Cultura Negra.

A iniciativa é o resultado de parceria das Unidades de Gestão de Cultura (UGC), Esporte e Lazer (UGEL) e Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT). Além das atrações culturais programadas, as delícias gastronômicas ficarão por conta dos permissionários do Varejão Noturno e o artesanato com os artistas do programa “Jundiaí feito à mão”.

Confira a programação completa:

  • 10h – “Um Quarto de História: de onde vêm as histórias?” (Cia. Giro no Biombo – Teatro);
  • 11h – “Atenção, Respeitável Público” (Damião e Cia. – Circo);
  • 12h – Mini Mostra de Afros Lambe-Lambe (Artistas Independentes – Teatro);
  • 13h15 – “Qual é a graça, palhaço?” (Nósmesmos – Circo);
  • 14h30 – “Clowsciência” (Cia. Tão Distante de Artes – Teatro).
Cultura nos Bairros deste domingo (27) será uma comemoração especial do Dia do Teatro e do Circo

Complexo Fepasa
O palco da Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa, sede da UGC, recebe neste domingo (27), às 16h, com entrada franca, o espetáculo “Romeu e Julieta”, com a Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas, contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.

Em meio ao lixo, tralhas e tudo mais que é descartado pela sociedade, cinco moradores de rua tentam subverter essa situação por meio do universo lúdico, no qual, suas figuras grotescas interpretam a si mesmas, utilizando-se de objetos, instalações, “assemblages”, música e performance para recontar, a seu modo, o clássico Romeu e Julieta de William Shakespeare, cujo fim trágico é de conhecimento de todos, porém, as metáforas dos fatos que antecedem seu desfecho podem ser uma grande surpresa.
Não haverá distribuição de ingressos. A entrada se dará por ordem de chegada.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone: (11) 4589-6800.

Versão do clássico ‘Romeu e Julieta’ inspirada nas ruas vem a Jundiaí por meio de ProAC

Teatro Polytheama
No palco do teatro neste final de semana o público poderá assistir a um grande sucesso de público e crítica: “Conserto para Dois”, uma comédia musical com Cláudia Raia e Jarbas Homem de Mello.

Os ingressos podem ser adquiridos pela internet, na plataforma Sympla, e na bilheteria do teatro, que funciona a partir das 10h.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura
Neste sábado (26), continuam na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (CEU das Artes) as atividades da Oficina de Capoeira para crianças a partir de sete anos, no período da manhã das 9h30 às 10h30. No período da tarde, da Oficina de Maracatu, das 14h às 16h.

A ação está dentro da proposta de descentralização da oferta de oficinas culturais gratuitas pelos bairros da cidade. No local, a UGC realiza nove oficinas gratuitas, com duração de quatro meses, tendo como público alvo desde crianças até adultos.

Os interessados podem se inscrever pela internet (estando logado em uma conta Google) ou na Pracinha da Cultura, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com cópias do RG, CPF e comprovante de residência, e verificar a disponibilidade de vagas. A Pracinha fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

Na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, a UGC realiza nove oficinas gratuitas

Museu Histórico e Cultural
Neste sábado (26) e domingo (27), o público poderá visitar parte do acervo permanente e os jardins do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, das 10h às 17h. O Solar fica na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro.

Pinacoteca
Este é o último final de semana para conferir na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes a Mostra Coletiva com as obras adquiridas pelo Município em editais da Lei Aldir Blanc; as exposições Pop Faces e série de pinturas abstratas em relevo do artista Alex Roch; a série Tudo é Jundiaí” com pinturas em acrílico do artista Élvio Santiago, além de itens do acervo permanente da Pinacoteca como as pinturas de Inos Corradin e as aquarelas do artista Diógenes Duarte Paes.

A entrada é gratuita e a Pinacoteca fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/03/25/final-de-semana-tem-atracoes-gratuitas-especiais-do-dia-do-teatro-e-do-circo-em-jundiai/

Apoio