Pinacoteca recebe a mostra ‘Biodiversidade e Cultura Indígena’, do artista Elvis da Silva
Para marcar as ações alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, e dar visibilidade à importância da biodiversidade, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) realiza na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”. Reunindo as obras do artista plástico Elvis da Silva, a exposição fica aberta com entrada gratuita entre os dias 02 de abril a 1º de maio.
Na noite de 1º de abril, às 19h, está programado o vernissage da exposição, com presença confirmada do artista, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca.
O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.
Elvis da Silva é o idealizador de uma técnica de pintura que une cada vez mais os laços da ciência e da arte. A técnica intitulada “TOE” (técnica de observação no escuro), consiste em ativar, por meio de cores vibrantes, as células-cones responsáveis pela interpretação de cores, propiciando a ocorrência de alguns fenômenos óticos quando da fixação do olhar em um ambiente de penumbra.
O artista
Natural de Pirassununga, Elvis da Silva trabalha na área das Ciências Sociais, único artista do país a trabalhar os temas da lei 10.639, que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e 11.645, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura indígena e afrobrasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, antes da criação destas, respectivamente em 2003 e 2008.
Tem ainda trabalhos em artes visuais, livros, estampas, exposições, palestras em escolas e museus, e trabalhos sobre o Patrimônio Histórico. Possui 60 obras como acervo permanente da Unicamp e 10 no Museu de Arte Contemporânea de Campinas. Tem participação em quatro livros didáticos, é autor de dois livros paradidáticos lançados pela IBEP.
Seu trabalho de Artes visuais e suas palestras relacionam-se a ações etnicorraciais e o racismo dentro das escolas do Brasil. Possui um dos maiores acervos pintados da América sobre Cultura Negra. Em Jundiaí, Elvis já expôs há alguns anos no Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão e no Poupatempo.
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h, com entrada franca. Mais informações pelo telefone 4586-2326.
(Fonte: Prefeitura de Jundiaí/Imagem: Divulgação)