Projeto Guri de Jundiaà está com inscrições abertas até sexta-feira (01)
O Projeto Guri, programa de educação musical e inclusão sociocultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, está aceitando matrÃculas até esta sexta-feira (01), para o Polo de JundiaÃ. As vagas são para crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos incompletos.
O projeto atende gratuitamente mais de 60 mil crianças em todo o estado. Em JundiaÃ, são oferecidas aulas para os cursos de iniciação musical, clarinete, contrabaixo acústico, coral infantil, coral juvenil, oboé, eufônio, flauta transversal, percussão, saxofone, trombone, trompa, trompete, tuba, viola, violino e violoncelo.
O objetivo dos cursos é proporcionar oportunidades de crescimento cultural e inclusão social por meio de uma educação musical de qualidade, apoiada por um trabalho social efetivo realizado nos 384 polos de ensino do Projeto Guri em todo o estado.
O educador musical VinÃcius Polezer Leite fala sobre os processos envolvidos nas aulas. “A iniciação musical é uma aula de construção do ‘gostar de música’ e do entendimento musical, além da construção da percepção. Nas aulas trabalhamos o ritmo, coordenação, e ajudamos a construir nas crianças o interesse musical”, explica.
O programa oferece 2.485 vagas na região de JundiaÃ, em cursos gratuitos de música para crianças, adolescentes e jovens de seis a 18 anos incompletos. O processo é realizado de maneira presencial na maioria das unidades.
O Polo de Jundiaà fica na rua Barão de JundiaÃ, 148, no Centro. “Basta vir pessoalmente, trazer a documentação do responsável e do aluno interessado. A declaração escolar é um documento importante e o comprovante de endereço também,e assim a matrÃcula é feita na hora”, diz a coordenadora do Polo de JundiaÃ, Benedita Rodrigues.
Não é necessário conhecimentos prévios ou instrumento para participar, já que a unidade já possui os instrumentos para que os alunos possam praticar. “Alunos avançados também podem participar do projeto de empréstimo de instrumentos, levando o instrumento do Projeto Guri para casa e estudando o ano inteiro”, explica Benedita.
Para mais informações, acesse o site: http://www.projetoguri.org.br
(Fonte: TVTEC JundiaÃ/Imagem: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de SP)