Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Jundiaí recebe o certificado de Cidade Resiliente

Publicada em 03/04/2022 às 13:54

Jundiaí acaba de receber o Certificado de Resiliência do “Programa Município Resiliente”, do Governo do Estado de São Paulo. A cidade anotou 83 pontos, aferidos com base nos indicadores de gestão do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (ieg-m) com base no exercício de 2019. A entrega foi feita no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, em evento alusivo ao 46º aniversário da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

O Programa Município Resiliente é coordenado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo e avalia a maturidade da administração municipal, na gestão dos riscos e dos desastres, por intermédio de indicadores do ieg-m, do Tribunal de Contas de São Paulo, do Programa Município VerdeAzul (PMVA), da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente e da Campanha Construindo Cidades Resilientes, da ONU.

Quem representou Jundiaí e recebeu o prêmio foi o coronel João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil do município. O evento contou com a presença do governador João Doria, de representantes do Legislativo estadual e da orquestra da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

Encontro no Palácio dos Bandeirantes reuniu as Defesas Civis de diversos municípios paulistas

“Nós da Defesa Civil estamos muito contentes com esse reconhecimento da Resiliência de nossa cidade. Todo o Sistema de Proteção e Defesa Civil está de parabéns por mais essa conquista”, afirma o coronel Gimenes.

Segundo ele, essa resiliência significa “a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposto a riscos para resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”.

Na ocasião, o coronel agradeceu o prefeito Luiz Fernando Machado e Gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael, por toda a confiança, apoio e incentivo em todas ações e missões da Defesa Civil jundiaiense.

Solenidade celebrou os 46 anos da Defesa Covil do Estado de São Paulo

Segundo ele, essa resiliência significa “a capacidade de um sistema, comunidade ou sociedade exposto a riscos para resistir, absorver, adaptar-se e recuperar-se dos efeitos de um perigo de maneira tempestiva e eficiente, através, por exemplo, da preservação e restauração de suas estruturas básicas e funções essenciais”.

Na ocasião, o coronel agradeceu o prefeito Luiz Fernando Machado e o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael, por toda a confiança, apoio e incentivo em todas ações e missões da Defesa Civil jundiaiense.

Na comparação com 2018, Jundiaí teve melhora na avaliação em quatro das oito áreas avaliadas, enquanto as outras quatro permaneceram com as mesmas notas.

“Temos uma Defesa Civil bastante competente e atuante no município. Nossos bons índices e ótimos resultados mostram que estamos lidando bem com os desafios e caminhando no caminho certo”, diz o Gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos.   

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal avalia sete quesitos: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, Defesa Civil e tecnologia. Cada item é classificado em cinco níveis, sendo eles: altamente efetivo, muito efetivo, efetivo, em fase de adequação e baixo nível de adequação.

Informações e fotos da Prefeitura de Jundiaí


Leia mais CidadesNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/04/03/jundiai-recebe-o-certificado-de-cidade-resiliente/

Apoio