Diretores de escolas vivenciam formação sobre aplicação da Matemática no desemparedamento
O programa Escola Inovadora tem entre seus três principais eixos a educação de boa qualidade, a ambiência escolar e a formação permanente dos educadores. Com o objetivo de aprofundar as discussões sobre o conceito de desemparedamento da escola, na perspectiva das ações de implementação e acompanhamento pelas equipes gestoras das unidades escolares, tendo como fio condutor o ensino, a aprendizagem e a avaliação em Matemática, a Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Formação, promoveu nesta segunda-feira (04) a capacitação “Aspectos das Ações da Gestão Escolar na Implementação e Acompanhamento das Práticas de Desemparedamento da Escola”, ministrada pelos professores Eliane Reame e Walter Spinelli.
A formação, destinada aos diretores de escola do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, foi realizada no auditório da Biblioteca Pública Municipal Professor Nelson Foot e faz parte de um conjunto de ações realizadas desde 2020.
Neste primeiro encontro, os diretores foram convidados a caminhar pelo estacionamento do Complexo Argos para observarem o entorno, os objetos, as construções e identificar elementos que remetessem à Matemática e ainda fazer o registro das observações com fotos ou desenhos.
“Com apenas uma saída para a área externa, vocês observaram formas que podem ser relacionadas às figuras geométricas, como em janelas, chaminés, pneus dos carros. Durante a formação também foram feitas relações com o letramento matemático, como por exemplo a análise e leitura de placas de carros. Nos próximos encontros, vamos abordar temas como: a Matemática fora da sala de aula; porque ensinar e aprender Matemática em ambientes externos; quais noções podem ser abordadas; como integrar a Matemática a outros espaços, dentre outros”, explicou a professora Eliane Reame.
A diretora da EMEB Aparecida Merino Elias, Luciana Regina Zaniratto, foi uma das educadoras participantes. “Como diretora é importante a nossa participação para o alinhamento entre os educadores da escola e planejar ações em conjunto. As formações da Eliane chegam para aprimorar a sistematização dos conteúdos matemáticos. Os professores conseguiram entender como trabalhar de forma mais científica a técnica. Já começamos a pensar em várias possibilidades de propostas para os estudantes”, afirma.
“As capacitações envolvendo Desemparedamento e Matemática realizadas pela professora Elaine Reame tiveram início no ano de 2020 com os coordenadores pedagógicos; em 2021, aconteceram encontros formativos com os professores e, neste ano, dando continuidade a esse processo, com os diretores de escola. Os gestores serão convidados a participarem de vivências em diferentes espaços de aprendizagem, escolar e urbano, e a analisar as potencialidades de cada proposta sugerida”, comenta a coordenadora pedagógica do Departamento de Formação, Marcela Ambrósio Giaretta.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)