Prefeitos apresentam plano de integração da rede hospitalar da RMJ para Secretaria de Estado da Saúde
Em reunião na Secretaria de Saúde do Estado, prefeitos da Região Metropolitana de Jundiaí apresentaram uma proposta de integração da atenção hospitalar, com a reestruturação da rede de urgência e emergência, e também pleitearam o aumento do atendimento em saúde nos diferentes equipamentos públicos da Região, incluindo a ampliação do número de cirurgias eletivas no Hospital Regional através do projeto “Corujão da Cirurgia Eletiva”, bem como a possibilidade de otimização de hospitais como nas cidades de Campo Limpo Paulista e Louveira, por exemplo.
Também foi apresentada a ampliação de leitos de UTI adulto de alta complexidade na Região, sendo 29 no Hospital São Vicente (totalizando 60) e dez novos no Hospital de Clínica de Campo Limpo Paulista, leitos de cuidado prolongado na Santa Casa de Louveira, além da manutenção do recurso do programa Pró-Santa Casa para alguns municípios. Da Prefeitura de Jundiaí estiveram presentes o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor de Saúde, Tiago Teixeira, e o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
“Essa reunião tem o objetivo de fortalecer a rede hospitalar da Região Metropolitana, de modo a buscar celeridade para a realização de cirurgias eletivas”, declarou o prefeito Luiz Fernando. “Queremos potencializar esses equipamentos, como o Hospital Regional, que pode contribuir mais e por consequência nos ajudar a diminuir os gargalos de outros espaços de Saúde.”
Em sua apresentação do plano para fortalecer a Saúde da Região, Texera detalhou as necessidades de ação a curto prazo, como aumento das cirurgias eletivas para especialidades como geral, urologia, cirurgia plástica, ortopedia e cabeça e pescoço. Também foi solicitado o aumento de cateterismo cardíaco e oferta de cirurgia cardíaca.
Após ouvir a apresentação do planejamento de organização e reestruturação da rede hospitalar, o secretário executivo de Saúde do Estado, Eduardo Ribeiro, declarou que nos próximos 15 será realizada a proposta orçamentária para contemplar o pleito e em seguida ocorrerá a busca por recursos. “Os municípios da RMJ demonstraram grande união em pautas de interesse coletivo, o que pôde ser visto também durante a pandemia”, declarou.
Também estiveram presentes os prefeitos de Campo Limpo Paulista, Luiz Antonio Braz, de Louveira, Estanislau Steck, de Jarinu, Debora Prado, de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, e o vice-prefeito de Itupeva, Alexandre Mustafa.