Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Grendacc já soma mais de 370 atendimentos em oncologia só em 2022

Publicada em 07/04/2022 às 14:30

O câncer é o segundo colocado na lista das doenças que mais matam no Brasil. Por isso, é importante lembrar que o Dia Mundial de Combate ao Câncer é comemorado nesta sexta-feira (08), e frisar a necessidade de disseminar informações sobre a prevenção e o controle do câncer para a população.

Atualmente, 20 pacientes – entre crianças e adolescentes – estão em tratamento efetivo no Grendacc e somente este ano, o hospital já atendeu 378 pacientes em oncologia. Neste primeiro semestre, 557 pacientes da oncologia também passaram por consultas com os profissionais da equipe multidisciplinar – psicólogas, fisioterapeutas, nutricionistas e assistes sociais -, e foram realizadas 10 cirurgias oncológicas.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), somente neste ano são esperados 8.460 novos diagnósticos de câncer infantojuvenis (sendo 4.310 em homens e 4.150 em mulheres) no Brasil. Por isso os médicos oncologistas do Grendacc sempre enfatizam a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em até 80% as chances de cura em crianças e adolescentes.

Outro dado relevante apontado pelo Inca é que o câncer representa a primeira causa de morte por doenças entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no país, cerca de 8% do total. Esses dados reforçam a necessidade de os pais e responsáveis redobrarem a atenção quantos aos sinais e sintomas. A oncologista pediátrica do Grendacc, Arianne Casarim, afirma que reconhecer esses sinais precocemente muda todo o tratamento e a sobrevida do paciente pediátrico.

Segundo Arianne, o sinal que mais chama a atenção dos pais ou responsáveis é a febre, que acomete de 40 a 60% dos pacientes oncológicos. “É uma febre mais prolongada, onde a criança fica mais prostrada”, explica.

Outros sintomas que também chamam a atenção são:

  • Vômitos em jatos, em que a criança acorda no meio da noite com dor de cabeça;
  • O surgimento de linfonodos que não reduzem de tamanho ou que crescem e não desaparecem com o tempo;
  • A perda de peso prolongada;
  • O aumento do volume abdominal.

A orientação é que diante de qualquer um desses sinais procure imediatamente um pediatra. No Grendacc, o índice de cura é de 80%, o mesmo preconizado pelo Ministério da Saúde. “Aqui no Hospital da Criança todos nós – médicos, enfermeiros e equipe multidisciplinar – trabalhamos para oferecer a melhor maneira social, psicológica e prática de lidar com a doença. E caminhamos juntos durante todo o tratamento”, afirma a oncologista pediátrica Silvana Forsait.

Sobre o Grendacc

O Hospital da Criança do Grendacc (Grupo em Defesa da Criança com Câncer) é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, fundada em 18 de julho de 1995, que presta atendimento humanizado e de qualidade nas mais diversas especialidades pediátricas, com ênfase no tratamento de doenças oncológicas e hematológicas.

(Fonte/Imagem: Grendacc Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSaúde
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/04/07/grendacc-ja-soma-mais-de-370-atendimentos-em-oncologia-so-em-2022/

Apoio