Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Confira a programação dos equipamentos culturais para os próximos dias

Publicada em 09/04/2022 às 09:57

Biblioteca Nelson Foot (BNF)
Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos de idade e de cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores a BNF traz neste sábado (09), das 11 às 12 horas, o “Lê no Ninho”, atividade lúdica e prazerosa onde as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. A sessão dura 60 minutos. Vagas limitadas. A inscrição será feita por ordem de chegada.

Também na BNF prossegue a exposição “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes, com quadros que representam a Via Sacra. No total, estão expostos 15 quadros, produzidos com técnica de pintura sobre tela.

A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados das 9h às 13h.

A Biblioteca agora fica também aberta aos sábados, das 9h às 13h

Complexo Fepasa
Neste final de semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para reuniões e ensaios.

No sábado (09), a partir das 19h, bailarinas de Jundiaí e região, sob a supervisão da professora Jussara Correia Miller, da Unicamp e PUC-SP, apresentam uma mostra gratuita de Dança Contemporânea no palco da Sala Jundiaí do Complexo Fepasa.

Quatro mulheres – Maria de Fátima, Carolina Bastos, Priscila Costa e Carmen Estevez – apresentam pequenos solos de Dança Contemporânea criados a partir da técnica Klauss Vianna, que enfoca o estudo do movimento a partir da escuta do corpo, dos direcionamentos ósseos e dos vetores de força que potencializam o fluxo do movimento pelo espaço.

Os ingressos gratuitos devem ser retirados pela internet, por meio da plataforma Sympla.

O Complexo Fepasa fica, na avenida União Dos ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas. Mais informações pelo telefone: (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy
No sábado (09), a partir das 10 horas, crianças de 07 a 11 anos são convidadas a participar da Oficina “ Cenografia em Miniaturas e Recicladas”, com Giovanna Vasconcelos Gozzo. A proposta é levar o participante a buscar na sua memória afetiva, uma lembrança de um espaço e assim com uso de material reciclado e objetos inusitados construir uma miniatura de uma planta baixa.

No domingo (10), a partir das 10 horas, crianças de 04 a 06 anos poderão acompanhar as artistas Duda Ohoe e Maria Clara Teixeira, na atividade Contação de História. “ O Sol, a Lua e a Dona Água”, no universo do teatro de bonecos, uma viagem até a África do Sul para conhecer um dos contos maravilhosos selecionados por Nelson Mandela. Com música ao vivo e bonecos esculpidos em arte têxtil, a história da origem do nosso planeta Terra é apresentada para os participantes.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.

A entrada de visitantes à Fábrica das Infâncias Japy é permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
No sábado e domingo, o público poderá visitar parte do acervo permanente e os jardins do Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão, das 10 às 17 horas.

Salas do Museu estão sendo preparadas para que entre os dias 16 de abril e 26 de junho, o público possa conferir a exposição “Legado de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória da Silva Rocha Genovese.

O Solar fica na rua Barão de Jundiaí, 762 –Centro. O horário de visitação durante a semana é de terça a sexta-feira, das 10 às 17 horas. Na segunda-feira, fechado para limpeza e manutenção.

Pinacoteca
Prossegue a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

A exposição marca as ações alusivas ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, e dar visibilidade à importância da biodiversidade e fica aberta com entrada gratuita até o dia 1º de maio. O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de visitação é de terça a domingo, das 10h às 17h. Às segundas-feiras o local fica fechado para limpeza e manutenção. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

“Biodiversidade e Cultura Indígena” fica aberta com entrada gratuita até o dia 1º de maio

Polytheama
Nesta sexta-feira (08), às 20 horas, espetáculo musical sacro, “La Pietà”, com entrada franca e promoção da Mitra Diocesana de Jundiaí. Sobre os ingressos, direto na Mitra (11) 4526-1338. Informações pelo telefone (11) 4526-1338.

No sábado (09), às 20h e no domingo (10), 16h, apresentação do espetáculo “Memórias de Maria”, com a Cia.de Teatro Práxis – Religarte. Espetáculo este que conta a história de Jesus de Nazaré sob o olhar de Maria, de uma forma não religiosa, humana e simples, sem ordem cronológica. Ingressos a 30 reais em qualquer setor do teatro e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro ou pela plataforma Sympla.

Depois de 16 a 24 deste mês, o Polytheama receberá as atrações do 24º Enredança. O acesso do público é gratuito, mas será necessário retirar ingressos na bilheteria do teatro, sempre a partir das 10 horas do dia anterior a apresentação, ou pela Internet, na plataforma Sympla. Serão liberados dois ingressos por pessoa.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Neste sábado (09), continuam as atividades da Oficina de Capoeira para crianças a partir de 7 anos, no período da manhã das 9h30 às 10h30. No período da tarde, da Oficina de Maracatu, das 14 às 16 horas.
A ação está dentro da proposta de descentralização da oferta de oficinas culturais gratuitas pelos bairros da cidade, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) está realizando nove oficinas na pracinha da Cultura (Ceu das Artes), no Vista Alegre, com duração de quatro meses, tendo como público alvo desde crianças até adultos.

Ainda há vagas em aberto nas seguintes oficinas: Artesanato, Capoeira, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Maracatu, Teatro em Inglês, e zumba. Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na sede à Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

A ação no Vista Alegre está dentro da proposta de descentralização da oferta de oficinas culturais gratuitas pelos bairros da cidade

Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí
A Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ), corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), realiza neste sábado (09) na Catedral Nossa Senhora do Desterro um concerto inspirado no período da Quaresma. O espetáculo gratuito começa às 21h e não haverá distribuição prévia de ingressos, com entrada dos interessados por ordem de chegada.

Os convidados para o concerto da noite, como solista, a soprano Marilia Vargas e o organista Delphim Porto.

A apresentação começa com o 1º movimento do Quarteto para Cordas de Giuseppe Verdi, a única peça instrumental do compositor. Ainda de Verdi, a Orquestra irá apresentar uma “Ave Maria”, obra pouco conhecida do público em geral, de grande dramaticidade e lirismo. Uma segunda parte do programa traz obras do período barroco com o Concerto Grosso Op. 6 No.4 in A minor, HWV322 de Georg Handel, “Veni sponsa Christi”, de Niccolò Jommelli, e “Nulla in Mundo Pax Sincera”, de Antonio Vivaldi. Fechando o programa será apresentado “Pie Jesu” de Gabriel Fauré, obra bastante conhecida e delicada.

A Catedral fica na Praça Governador Pedro de Toledo, s/n, Centro.

Programa do concerto é inspirado na Quaresma

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/04/09/confira-a-programacao-dos-equipamentos-culturais-para-os-proximos-dias/

Apoio