UBS Agapeama promove ginástica terapêutica e preventiva
As aulas de Lian Gong e Treinamento Perfumado têm feito sucesso entre os usuários idosos da Nova UBS Agapeama. Todas as terças e quintas-feiras, das 8h30 às 9h30, um grupo com mais de 30 pessoas – a maioria já idosa – se reúne na quadra ao lado da UBS para a realização da atividade.
“É algo que faz bem para o nosso corpo e para nossa mente. Os benefícios são muitos, não só por trazer uma atividade que faz bem ao corpo, mas pela convivência entre os alunos, que sempre se encontram aqui”, comenta a aluna Alice da Silva Felipe, de 69 anos. “Eu frequento as aulas há quatro anos e só tive resultados positivos até agora”, completa.
A ginástica terapêutica denominada Lian Gong é uma prática corporal chinesa que significa o fortalecimento harmonioso do corpo e que permite que o indivíduo se mova sempre respeitando suas condições físicas. O método é considerado pelo Conselho Nacional e pelo Conselho de Práticas Corporais de Shangai como uma das técnicas mais representativas da cultura milenar chinesa na área de práticas corporais, tanto na China quanto no exterior. Em Jundiaí, a atividade faz parte das Práticas Integrativas (PICs) oferecidas pelos Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF) na rede de Atenção Básica.
“Por se tratar de uma atividade leve, porém bastante benéfica, muitos idosos criam interesse e acabam gostando. Tentamos passar os exercícios da maneira mais fiel possível à prática chinesa tradicional, para que todos tenham ótimos resultados”, comenta a professora Vanessa de Oliveira.
Já o chamado Treinamento Perfumado é uma prática corporal terapêutica que trabalha na manutenção da vida, “eliminando as doenças”, para depois “nutrir e reconstruir” o corpo. Esse método é desenvolvido em dois níveis de treinamento:
Nível 1: fortalece os sopros de defesa do corpo através de 15 movimentos realizados pelas mãos e antebraços, mantendo a estabilidade do corpo.
Nível 2: fortalece os sopros de nutrição através de 15 movimentos realizados coordenadamente pelos membros inferiores e superiores.
As aulas são livres. Para participar, os moradores da região podem comparecer à Nova UBS Agapema, localizada na Rua Luís Carpi, 238, que serve de ponto de encontro, ou direto para a quadra no momento das atividades. Não há restrições de idade.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)