Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Criança Feliz entra no embalo do 24º Enredança e mães e bebês participam de workshop

Publicada em 13/04/2022 às 08:51

Em mais uma parceria entre as Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Cultura (UGC), o programa Criança Feliz realiza ao longo desta e da próxima semana workshops de Dança com as famílias visitadas pelo programa nos territórios de vulnerabilidade do Município. A atividade faz parte da programação do 24º Enredança e das atividades temáticas promovidas pelo programa, que este mês tratou da exposição precoce das crianças às telas e às mídias, sugerindo a dança como estratégia para este propósito.

Nesta terça-feira (12), a atividade foi desenvolvida no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Tamoio e contou com a presença de mais de dez crianças e suas mães, que recebem as visitações domiciliares do programa.

O workshop de Dança foi conduzido pela oficineira Débora Lorenti, que promoveu a dança no formato “Baby Fusion”, metodologia que propõe a aproximação entre a criança e seus cuidadores, por meio da musicalização e uso de “sling”, pedaço de pano para carregar a criança.

O programa Criança Feliz é articulado no Município pela UGADS e atualmente possui abrangência de 500 famílias, em todos os territórios de cobertura dos seis Cras municipais. “O programa tem enfatizado para as famílias ao longo deste mês que a exposição das crianças de forma precoce às telas pode ser muito prejudicial. Portanto a ideia é criar alternativas para que as famílias possam passar com mais qualidade seus tempos juntas e possibilitar aproximação entre as inscritas e os equipamentos da rede socioassistencial”, comentou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Encontro desta tarde foi realizado no Cras Tamoio, com as famílias visitadas pelo Criança Feliz no bairro

Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, o objetivo da atividade intersetorial é a mudança de comportamento por parte dos cuidadores. “Este workshop faz parte das iniciativas que a Cultura e a UGADS têm desenvolvido com foco na busca de mudança de comportamento dos cuidadores de crianças. A proposta integra o programa Cidade das Crianças e, por conta do período do ano, incluiu uma atividade de Dança por conta do festival Enredança. Assim como a visita que propusemos a algumas dessas famílias no início do mês à Fábrica das Infâncias Japy, a ideia é que criemos também por lá, nos próximos meses, um curso regular para esses cuidadores”.

Maria Nilza dos Santos participou da atividade acompanhada de duas de seus seis filhos: Maria Letícia, de um ano e seis meses, e a pequena Ana Júlia, de pouco mais de um mês. “Gostei bastante da atividade. Gosto de dançar, mas não costumo dançar em casa. Agora que aprendi a amarrar com o ‘sling’, vai dar para adiantar também as tarefas domésticas, com a crianças perto de mim”, comentou. Além de integrar o Criança Feliz, Maria Nilza também é acompanhada pelo Cras, de onde recebe auxílios e integra o grupo de Empoderamento Feminino e o serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI).

Além da filha Maria Letícia, Maria Nilza foi acompanhada da pequena Ana Júlia, de pouco mais de um mês

Mais Enredança

Com apresentações competitivas, mostras paralelas, flashmobs surpresas, workshops e masterclasses, a programação gratuita do 24º Enredança segue com atrações presenciais e gratuitas até o dia 24 de abril, em diversos espaços da cidade, como o Teatro Polytheama, Complexo Fepasa, Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), varejões e shoppings. A programação completa pode ser conferida no hotsite do festival.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/04/13/crianca-feliz-entra-no-embalo-do-24o-enredanca-e-maes-e-bebes-participam-de-workshop/

Apoio