Parque Linear recebe pontes de madeira e estrutura já é utilizada pela população
As obras da primeira fase do Parque Linear, localizado no Parque da Represa, continuam em andamento, com a instalação de quatro pontes de madeira (duas delas já estão prontas), playground e equipamentos para exercícios físicos. Os investimentos da Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) ocorrem ao longo do trecho do rio Jundiaí Mirim, com orçamento de R$ 1,1 milhão e previsão de entrega em junho.
A implantação da pista de caminhada e calçadas está em fase de conclusão. No primeiro trecho a ser construído, são 750 metros de comprimento com ciclovia de 680 metros e pista de caminhada de 1,3 mil metros de comprimento.
“O Parque Linear é um exemplo do bom investimento na frente da casa das pessoas, que não precisam fazer grandes deslocamentos para ocupar uma área que possibilita a prática esportiva e o lazer”, declara o prefeito Luiz Fernando Machado. “Isso é qualidade de vida e é assim que pensamos uma cidade, que seja boa para todos e proporcione ótimos espaços de convivência.”
As obras para a instalação de 155 luminárias e do espaço Família e Pet no Parque Linear tiveram início e estão em andamento. Na próxima etapa, serão instalados os postes de iluminação, paisagismo, deck sob o rio e jardinagem. O espaço Família e Pet ficará em uma área em frente ao parque, esquina entre a rua Alfredo Accorsi com a avenida José Firmino Temóteo, onde estão sendo instalados também dois quiosques.
Para o comerciante William de Moura, morador do bairro há 40 anos, o Parque Linear vai valorizar toda a região. “Os moradores estão todos muito contentes”, conta ele. “Eu gosto de praticar esportes, correr um pouco, e com certeza vou aproveitar muito.” Quem também pratica caminhada logo pela manhã é o aposentado Agenor Domeneghetti, de 82 anos. “Esse parque vai melhorar muito o nosso bairro”, diz ele.
Na área de playground, com brinquedos já instalados, a Paula Camargo Peraçoli brinca com o filho, o Pedro, e com a sobrinha Maria Júlia. “Temos vindo aqui bastante, as crianças gostam e se distraem”, explica ela, que está grávida e mora no Torres de São José. “O parque está ficando muito bonito.”
Proteção ao meio ambiente
Segundo o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, a construção do Parque Linear faz parte de um projeto de integração entre as pistas de caminhada e ciclovias no entorno das represas de Acumulação e Captação da cidade, e a interligação entre o Parque da Cidade e o Mundo das Crianças.
“Nosso foco é a preservação agregada à área de lazer para a população”, informa Rosa. “Além de toda a sua estrutura, a obra contempla a proteção à mata ciliar que margeia o rio, que é o principal manancial de Jundiaí.” Os parques lineares, como o nome sugere, são construídos paralelamente aos cursos d’água, como rios e córregos, acompanhando seus trajetos.
A segunda fase de implantação do Parque Linear será coordenada pela DAE e envolve as ciclovias do Mundo das Crianças e Parque da Cidade, que também estão conectadas ao Jardim Botânico.
Informações e fotos da Prefeitura de Jundiaí