Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Exposições e apresentações do Enredança marcam programação cultural do feriado prolongado

Publicada em 20/04/2022 às 10:17

Com a chegada de mais um feriado prolongado, quem ficar em Jundiaí poderá conferir diversas ações culturais programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e todas gratuitas. Os equipamentos culturais estarão abertos com horários especiais e diferenciados para atender ao público interessado em conhecer e visitar.

Um dos destaques vai para a programação do 24º Enredança, que entra na sua fase final com apresentações das coreografias das Mostras Paralela e Competitiva, em locais como o Complexo Fepasa, no Maxi Shopping e no Teatro Polytheama. Também movimenta a programação do festival para bailarinos inscritos workshops e masterclasses, como de Ballet Clássico, com a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo.

Confira a programação cultural completa:

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF)
Nesta quinta (21), sexta (22) e sábado (23), a Biblioteca ficará aberta das 9h às 13h, tanto para pesquisas, como retirada de livros do setor circulante.

Como programação especial para a garotada, neste sábado (23), a partir das 11h, será realizada a atividade de leitura comentada com a bailarina e escritora Lis Michele, sobre seu livro “Catarina Bailarina” e também sobre o mundo do ballet clássico. Na oportunidade, uma aluna de Lis Michele fará uma apresentação de ballet.

Ainda na BNF, no espaço de Exposições Sônia Cintra o público pode visitar a mostra “Porque Ele muito amou”, da artista jundiaiense Isabel Lopes, com quadros que representam a Via Sacra. No total, estão expostos 15 quadros, produzidos com técnica de pintura sobre tela.

A Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4527-2110.

A bailarina e escritora Lis Michele faz na Biblioteca a leitura comentada de sua obra

Complexo Fepasa
Neste final de semana prolongado o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para ensaios, workshops e apresentação de coreografias especiais. A programação completa pode ser acessada no site oficial do Enredança.

No jardim central do Complexo Fepasa estão montadas as barracas de artesanato do projeto Jundiaí feito à Mão e espaço gastronômico com os permissionários do Varejão Noturno.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Ponte de Campinas. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Apresentações do Enredança da Mostra Paralela são feitas na Sala Jundiaí de espetáculos

Fábrica das Infâncias Japy
O novo espaço cultural da cidade, sede do Comitê das Crianças, estará aberto todos os dias, das 9h às 13h. Nesta quinta (21) e sexta-feira (22), das 9h às 13h, crianças e seus cuidadores poderão conhecer o espaço e se divertir nos ambientes lúdicos que o local oferece.

No sábado (23), a partir das 10h30, crianças de quatro a dez anos poderão acompanhar os atores do Giro no Biombo, no espetáculo teatral “Quarto de Histórias – De onde vêm as histórias?”. A aventura de três irmãos que, no meio de uma brincadeira, descobrem o encantamento de um quarto de bagunça, através da imaginação. Lá descobrem muitos tesouros que dão origem a um mundo colorido e diferente. Com criatividade, música ao vivo, bonecos, malabares e dança, as crianças se divertem.

Para o domingo (24), também às 10h30, será realizada uma oficina de Musicalização Infantil, para crianças de dois a dez anos, com a professora do Pio X Karen Comandulli. A proposta tem por objetivo estimular o desenvolvimento físico e cognitivo da criança, por meio de atividades lúdicas musicais. Com canções e atividades específicas para crianças na primeira infância, a oficina oferecerá aos participantes momentos de lazer e interação social, despertando os sentidos da criança para a percepção musical e para o mundo que se apresenta ao seu redor.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita e é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Na Fábrica das Infâncias Japy tem oficina de Musicalização Infantil no domingo (24)

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O público poderá visitar o local durante todo o período do feriado prolongado, sempre das 10h às 17h.

No local, o público poderá conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, em homenagem à artista Glória Rocha, ação que integra a programação oficial da 24ª edição do Enredança e que pode ser visitada gratuitamente até 26 de junho.

Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

“Legados de Glória” faz uma homenagem à artista e integra a programação do Enredança

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Aberta em todo período, das 10h às 17h, o público poderá conferir a exposição “Biodiversidade e Cultura Indígena”, do artista plástico Elvis da Silva, que expõe pela primeira vez na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes.

O artista traz para Jundiaí o resultado de suas constantes pesquisas com diversas tintas e pigmentos acrílicos, bem como aquarelas, óleos, nanquim, grafite e mosaico, tendo sempre a sua percepção através da cor.

A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2326.

Exposição na Pinacoteca pode ser visitada gratuitamente até o dia 01 de maio

Polytheama
O teatro estará aberto durante todo o período do feriado para receber os participantes da Mostra Competitiva do 24º Enredança, sempre no período noturno.

No quinta (21), a partir das 19h30, estão programadas as apresentações das coreografias na modalidade Contemporâneo; na sexta (22), também a a partir das 19h30, é a vez das coreografias nas modalidades Danças Urbanas e Estilo Livre; e, por fim, no sábado (23), a partir das 19h, serão apresentadas as coreografias de Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico.

No domingo (24), às 19h, será realizada a Noite de Gala, com apresentação das coreografias vencedoras do Enredança e cerimônia de premiação dos primeiros colocados do festival. Os ingressos gratuitos – dois por pessoa – serão distribuídos na bilheteria do teatro e pela plataforma Sympla, sempre a partir das 10h30 do dia anterior à apresentação. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Apresentações da Mostra Competitiva seguem no teatro ao longo da semana

Pracinha da Cultura do Vista Alegre
As oficinas culturais descentralizadas realizadas no antigo CEU das Artes do Vista Alegre estão suspensas durante o período do feriado prolongado. As atividades retornam na segunda-feira (25), a partir das 8h.

Os interessados em vagas nas oficinas de Artesanato, Capoeira, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Maracatu, Teatro em Inglês e Zumba podem se inscrever pela internet ou comparecer, de segunda a sexta-feira, na sede à Rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/04/20/exposicoes-e-apresentacoes-do-enredanca-marcam-programacao-cultural-do-feriado-prolongado/

Apoio