Hospital São Vicente recebe destinação de R$ 3,3 milhões da 1ª Vara de Jundiaí
O projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, desenvolvido numa parceria entre a Prefeitura de Jundiaí, Hospital São Vicente e sociedade, recebeu, nesta quarta-feira (20), destinação de R$ 3,3 milhões da 1ª Vara Criminal de Jundiaí para a continuidade das obras de reformas dos quartos da instituição centenária. O juiz da 1ª Vara da Justiça Criminal, Mauricio Garibe, em visita ao hospital, juntamente com o prefeito Luiz Fernando Machado, informou sobre a destinação, realizada a partir de verbas apreendidas pelo Poder Judiciário, para o projeto. Com o montante, a expectativa é de alcançar mais da metade dos quartos que ainda precisam ser reformados.
“O HSV é o único hospital de toda a região que atende alta complexidade e urgência e emergência. Sua excelência nos serviços prestados é reconhecida em todo o Estado. A parceria com a sociedade para a melhoria da ambiência do prédio garante conforto para os pacientes e qualidade para os trabalhadores”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.
Após conhecer os novos quartos e todo o projeto, o juiz elogiou a iniciativa. “Eu já conhecia, através das divulgações, o projeto. Sei que é um trabalho sério. Hoje pude conferir de perto sua importância”, explica Garibe. “Não só para mim, mas para todos aqueles que trabalham no Poder Judiciário, é muito importante poder contribuir com um projeto que promove o bem-estar social.”
O projeto tem a articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), para a união entre os esforços privados à instituição filantrópica. De acordo com o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, a iniciativa pioneira na cidade mostra a importância da participação de toda a sociedade para a promoção do bem comum. “A união de esforços já possibilitou a reforma de 32 dos 71 quartos do HSV. Com essa boa notícia de hoje, trazida pelo juiz da 1ª Vara da Justiça Criminal, o projeto terá um ganho de escala e os quartos serão entregues mais rapidamente para a população, que, ao final, é a beneficiária desses investimentos. O São Vicente salva muitas vidas, todos os dias. É um hospital de ponta, por isso tem credibilidade. E saúde é prioridade no governo Luiz Fernando”, comenta.
“Somos imensamente gratos pela destinação desta verba ao nosso projeto e pela confiança em nosso trabalho. Este recurso será muito importante para darmos continuidade às reformas dos quartos, oferecendo maior conforto, dignidade e humanização aos pacientes”, afirma o superintendente do Hospital São Vicente, Matheus Gomes.
Histórico
Desde 2019, os quartos do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) são o foco do projeto “Acolha um Quarto, Conforte Vidas”, realizado numa parceria entre a iniciativa privada e o poder público para a melhoria da estrutura do hospital centenário que faz o atendimento à população de Jundiaí e Região.
Várias empresas e instituições realizaram doações em materiais e serviços para a realização da primeira fase de reformas dos quartos do HSV, desde o projeto arquitetônico (Um Tijolo por Dia), até as cerâmicas (Deca e Astra) e material para os painéis e armários (Duratex), além de outros que acolheram com destinação de verbas para o complemento das reformas.
Ao todo, já foram reformados 32 quartos, que foram fundamentais para o enfrentamento da pandemia da COVID-19 em Jundiaí, possibilitando que todos os moradores fossem atendidos em suas necessidades em saúde – sejam de COVID-19 ou de outra patologia.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)