Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Últimos dias para produtores rurais se inscreverem no Programa Cultivo Protegido

Publicada em 03/05/2022 às 11:14

Com o objetivo de ampliar as políticas públicas para o produtor rural, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), lançou o Programa Municipal de Apoio ao Cultivo Protegido. Os interessados têm até o dia 13 de maio para fazer inscrição. 

Instituído pela Lei Municipal nº 9.650, de 13 de outubro de 2021, o programa oferta subsídio para a proteção de produções com telas antigranizo, anti pássaro e filme agrícola (plásticos para estufas) usado na proteção das culturas. “Considerando os danos causados por granizo e mais recentemente por pássaros como maritacas, Jundiaí agiu rápido e é o primeiro do Brasil a oferecer um programa de subsídio para aquisição de telas e plásticos no cultivo de frutas e hortaliças”,  explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

O cultivo em ambiente protegido reduz os riscos de perdas na produção, evita o impacto de episódios climáticos como excesso de chuva, granizo, geada, baixas temperaturas e ainda protege do ataque de pássaros em épocas de colheita, algo que não tem cobertura de seguro. Essa proteção garante melhoria na qualidade final do produto ofertado ao consumidor. 

As produções de frutas e hortaliças podem contar com proteção contra pássaros e eventos climáticos

Além das produções de frutas, o programa também atende os agricultores que têm horta e cultivam hortaliças. “Essa é uma grande novidade para os produtores de hortaliças, que não conseguem fazer o seguro agrícola. Uma nova garantia que pode evitar a perda de uma produção toda”, comenta a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Os interessados podem se inscrever até 13 de maio. Para participar é preciso apresentar os documentos: cópias do RG e CPF (pessoa física), cópia do CNPJ, RG e CPF dos responsáveis (pessoa jurídica), cópia simples da nota fiscal em nome do produtor rural, referente à compra dos revestimentos para a cobertura das estruturas, matrícula atualizado de até 180 dias (6 meses) do ato da inscrição, cópia do comprovante de residência, certidões negativas de débito dos tributos federais, estaduais e municipais, cópia do comprovante de conta bancária em nome do produtor.

O valor máximo subsidiado é de até R$ 3 mil por propriedade comprovadamente produtora de frutas e hortaliças e com área produtiva estabelecida em Jundiaí, desde que apresentada a nota fiscal da compra do revestimento.

Os documentos para a inscrição podem ser enviados para o e-mail agronegocio@jundiai.sp.gov.br ou apresentados diretamente na Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, que fica no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9h às 17h. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones (11) 4589-8581/8872/8692.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/03/ultimos-dias-para-produtores-rurais-se-inscreverem-no-programa-cultivo-protegido/

Apoio