Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

EMEB Joaquim Candelário recebe teatro interativo contra o bullying

Publicada em 04/05/2022 às 12:28

A EMEB Joaquim Candelário de Freitas, localizada na Vl. Hortolândia, recebeu nesta terça-feira (3) o espetáculo “Comitê de Sábios – Todos Merecem Respeito”, apresentado pela empresa Ciência Divertida, que tem como objetivo levar aos alunos lições sobre respeito, igualdade e combate ao bullying.  

O teatro foi realizado no novo espaço destinado ao auditório da escola.

Alunos assistem ao teatro sentados e alguns participam da encenação no auditório da escola
Ciência Divertida realiza apresentação para alunos da EMEB Joaquim Candelário de Freitas

Com o lema “respeitando as diferenças”, os artistas estão na turnê “Diverte: Teatro Viajante” que passará por 12 cidades paulistas, incluindo Jundiaí. A apresentação foi voltada aos alunos do 5º ano, com muita interação e participação das crianças, que reagiram de forma bastante positiva.

“Gostei muito da peça porque ela fala bastante sobre o bullying de uma maneira diferente. Os artistas são bem engraçados, chama o pessoal para participar e nós amamos, pois a apresentação nos faz pensar sobre as outras pessoas e o que elas estão sentido”, comenta a aluna Letícia Fernando Rodrigues, de 10 anos.

O Projeto consiste em levar o teatro para espaços alternativos como escolas, praças públicas, locais privados de acesso público, entre outros, tornando-os culturalmente aproveitáveis, desenvolvendo programas integrados que permitam o contato, a interação e a participação das crianças com representações ativas através do teatro infantil.

“Com a volta das aulas presenciais, as escolas têm trabalhado bastante as questões relacionadas a conteúdos socioemocionais e à necessidade de pensar no bem-estar de todos”, destaca a gestora da Unidade de Gestão de Educação, professora Vasti Ferrari Marques.

Artista vestido de cientista ensina aluno a colocar os componentes de uma mistura química dentro de um frasco para gerar uma reação.
Alunos aprendem a produzir uma reação química no final da apresentação

“Abordamos temas como a importância de respeitarmos as diferenças, afinal ninguém é igual a ninguém. Por sermos cientistas, ainda trazemos uma surpresa no final com uma experiência que os alunos sempre adoram”, relata o ator e professor Rodrigo Siqueira.

O projeto visa complementar o conteúdo apresentado pelas escolas fazendo com que os participantes o absorvam de forma lúdica, uma vez que o assunto é apresentado em forma teatral.

“O tema é fundamental para a nossa realidade. Escolhemos os alunos de 5º ano porque nessa idade já começam a acontecer algumas brincadeiras que precisam ser evitadas. E da forma como as questões são apresentadas no teatro, com muito interatividade e participação deles, o aprendizado é muito maior”, comenta a diretora da EMEB, Luciana Cristina da Silva.

Diretora Luciana é vendada com uma venda amarela e abraça uma aluna enquanto participa do teatro.
Diretora Luciana é vendada para participar da apresentação com os alunos da EMEB

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaEducaçãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/04/emeb-joaquim-candelario-recebe-teatro-interativo-contra-o-bullying/

Apoio