SAMU Jundiaí recebe novos investimentos em equipamentos
O Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) adquiriu nove oxímetros de pulso portáteis que serão destinados à equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). O serviço conta com cinco Unidades de Suporte Básico (USB) e uma Unidade de Suporte Avançado (USA) e realiza em média 1660 atendimentos. O investimento na substituição dos aparelhos foi da ordem de R$ 16.110,00.
De acordo com o superintendente do HSV, Matheus Gomes, os novos aparelhos complementam o alto padrão de assistência ofertado pelo serviço. “Temos uma equipe capacitada em atendimentos de urgência para diversas situações. Os novos aparelhos virão a somar ao serviço de excelência já prestado, propiciando padronização, uma vez que os aparelhos são iguais aos utilizados no Hospital; agilizando o atendimento por apresentarem informações simultâneas, maior segurança e otimização de recursos, exigindo menos manutenção”, explica.
O engenheiro clínico do HSV, Alcir Giorgiani, explica que os novos aparelhos possuem alguns diferenciais que facilitam seu manuseio. “Possuem tela LCD de alta resolução onde são apresentadas a saturação de oxigênio do paciente, frequência cardíaca e também a curva plestimográfica. Estas são informações fundamentais para que o médico acompanhe os sinais vitais do paciente. Também é possível conectar o oxímetro ao computador e fazer o download das informações dos sinais vitais. O aparelho ainda é protegido por uma capa de proteção em borracha injetada de silicone resistente, protegendo o equipamento durante os atendimentos do SAMU que invariavelmente ocorrem dentro das situações mais adversas”.
O médico coordenador do SAMU, Mário Jorge Kodama, ressalta a importância do investimento. “A tecnologia é aliada do nosso trabalho, atendemos uma grande variedade de situações – urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e psiquiátricas – e a precisão ofertada por esses equipamentos nos permitem decisões mais assertivas, resultando em mais vidas salvas”, declara o médico.
(Fonte/Imagem: Hospital São Vicente)