Iluminação de LED nos bairros revitaliza espaços públicos e aumenta a segurança
A Prefeitura de Jundiaí faz a instalação de novos pontos de iluminação com LED em diferentes regiões. O objetivo do investimento é ter uma cidade mais iluminada e mais segura. Alguns bairros que receberam a nova estrutura tiveram seu visual transformado. E quem passa por esses espaços já sente a diferença. É o caso do ajudante geral Ailton Melo, que vai e volta todos os dias do trabalho caminhando pela avenida Caetano Gornati, no Engordadouro, agora com nova iluminação em trecho que inclui ciclovia, próximo a empresas e condomínios residenciais.
“Antes era escuro, o que gerava certo receio de passar por aqui”, declara Ailton. “Agora tudo mudou, as pessoas começaram a ocupar o espaço, andar de bicicleta e caminhar, e sem medo de serem assaltadas ou sofrerem outros crimes.” No Engordadouro, as avenidas Pedro Clarismundo Fornari e Caetano Gornati receberam 155 novas luminárias com LED e 78 postes metálicos. Ao todo, o investimento é de R$ 500 mil. A instalação foi feita pelo Departamento de Iluminação Pública, da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos.
“Uma nova iluminação significa mais valorização do espaço público e a melhora na qualidade de vida das pessoas que circulam por eles, indo ao encontro de nossos investimentos em segurança pública”, informa o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “Em minha gestão, temos feito importantes investimentos em segurança, como a criação do Plano Municipal de Segurança, a contratação de novos guardas municipais, a construção de uma nova sede para a GM e para seu Canil, a ampliação de câmeras e a instalação de nova iluminação, que é parte fundamental nesse trabalho de combate ao crime.”
O Jardim Fepasa também recebeu investimentos e suas ruas estão mais iluminadas. Foram instalados ali 54 novos pontos de iluminação em LED, um aporte de R$74 mil. A diferença já é sentida por quem mora e caminha pelas ruas do bairro. É o caso do aposentado Zeca Lorentino dos Santos, 68 anos, morador do Fepasa há 28. “A luz ficou ótima, com mais iluminação perto de nossas casas e mais segurança para nós”, diz ele, avô de 16 netos e bisavô de outros três.
O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, recorda que a nova iluminação também acompanha avanços em sustentabilidade. “Jundiaí caminha para se tornar uma cidade inteligente e a tecnologia também estará presente na iluminação pública, de modo que haja um uso mais racional da energia elétrica”, declara Parimoschi. “Além da iluminação de LED nesses novos pontos, Jundiaí em breve fará a renovação de toda sua iluminação pública por meio de uma Parceria Público-Privada-PPP, cuja licitação ainda está em curso. A economia com a troca das lâmpadas é que pagará o investimento.”
“Pouco a pouco, mais bairros e espaços públicos de nossa cidade, como parques e praças, estão ganhando iluminação com LED, e o avanço é visível”, diz o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa. “Nossas equipes fazem avaliações técnicas minuciosas antes da instalação de novos pontos de energia, para assim podermos compreender qual a estrutura essas áreas demandam, como novos refletores e postes metálicos.”
Outros locais
O Departamento de Iluminação Pública já realizou a instalação de pontos de iluminação com LED em outros espaços públicos da cidade e em breve fará em novos locais.
Na área de lazer Onofre Canedo, no bairro Almerinda Chaves, foram instalados recentemente 25 pontos, 28 postes e 11 refletores. No Parque Linear, localizado no bairro Parque da Represa, atualmente em obras, serão instalados 155 pontos de iluminação e 103 postes metálicos ao longo de sua extensão. O parque terá pista de caminhada, ciclovia e espaços de lazer e práticas esportivas.
Outros pontos que receberão nova iluminação são o Túnel Léta e Oswaldo Bárbaro, na Ponte São João, o Complexo Aquático Devanir Penteado Junior, que fica no Complexo Esportivo Dr. Nicolino de Lucca, o Bolão, e a praça Edhewaldo Cortizo, na Vila Hortolândia, ao lado da EMEB Joaquim Candelário de Freitas. Nesses últimos três pontos, as ordens de serviço já foram emitidas e as instalações estão previstas para começar nas próximas semanas.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí