Observação do eclipse lunar poderá ser prejudicada
O dia do eclipse lunar total está chegando. O espetáculo gratuito no céu ocorre entre o fim da noite deste domingo, dia 15, e a primeiras horas da madrugada da segunda-feira, 16 de maio de 2022
No Brasil, o eclipse lunar total terá inÃcio à s 23 horas e 27 minutos de 15 de maio e o final do evento ocorre à s 3 horas e 50 minutos do dia 16 de maio de 2022. O máximo do eclipse lunar total, quando a lua estará totalmente no cone de sombra da Terra, e ficará com tom avermelhado, será por volta da 1 hora da madrugada da segunda-feira, 16 de maio.
Foto: Getty imagens
Para ver o eclipse total da Lua não é necessário nenhum instrumento especial. Basta olhar para o céu e tudo pode ser apreciado a olho nu, se as nuvens deixarem.
Embora o Brasil esteja numa posição global privilegiada para apreciar este eclipse lunar, infelizmente a visibilidade do fenômeno será prejudicada, e até inviabilizada, em muitas áreas do paÃs, por causa do excesso de nebulosidade. As condições meteorológicas estarão favoráveis a muitas nuvens e chuva por quase todo o paÃs.
Nuvens que se formam com a grande disponibilidade de calor e de umidade se espalham pelo Norte e pelo Nordeste. Uma frente fria passa pelo litoral da Bahia e aumenta a nebulosidade por lá. Mas uma grande frente fria avança do Sul para o Sudeste e Sudeste do Brasil justamente durante o domingo, 15 de maio, e é esta frente fria a causadora de muitas nuvens sobre estas Regiões. É ela também que vem trazendo uma forte onda de frio para a próxima semana.
Fonte: Climatempo