Maio Amarelo: mensagens sobre paz no trânsito são levadas a shopping e à Avenida dos Imigrantes
A Prefeitura de Jundiaí, dentro de sua programação do Maio Amarelo, realizou na tarde e na noite deste sábado duas ações com abordagens educativas. A primeira delas ocorreu no Jundiaí-Shopping, com a entrega de fitinhas amarelas e a presença do mascote Vaguinho, que divertiu as crianças. Neste ano, o Maio Amarelo tem o tema “Juntos Salvamos Vidas”.
Para o analista Tércio Viduera, que foi ao shopping na companhia da mulher e da filha, “uma campanha como essa mostra a importância de todos fazermos nossa parte e promover o bem comum”. O também analista Walisson Matos aproveitou o passeio para tirar uma foto – ao lado da filha Alice e da mulher, a Juliane – com o mascote Vaguinho. “É fundamental trabalhar a conscientização de trânsito desde cedo com as crianças”, afirmou ele.
“É importante que todos estejam conscientes de seu papel no trânsito da cidade e da percepção de que se trata de um espaço social. No Maio Amarelo, reforçamos essas mensagens para tornar esse espaço melhor e mais seguro para todos”, declarou o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “Em Jundiaí, desenvolvemos o Plano de Mobilidade, um documento que irá nos orientar sobre os investimentos que faremos no futuro, com mais espaços para caminhabilidade, ciclorrotas e rotas alternativas para veículos, incluindo para o transporte coletivo. Tudo isso deve acompanhar as ações de educação no trânsito.”
Durante o Maio Amarelo, estão sendo realizadas abordagens educativas em espaços com grande circulação de pessoas e veículos, além de palestras em empresas e escolas. O trabalho em Jundiaí é realizado pela Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) e conta com o apoio da Unidade de Gestão de Educação e de diferentes forças de segurança, como a Guarda Municipal, a Polícia Militar, a Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros, além das concessionárias que administram as rodovias que passam pelo município.
Avenida dos Imigrantes
Mais tarde, na noite de sábado, as mensagens de conscientização foram levadas a uma abordagem de trânsito feita pelos agentes de trânsito da UGMT em conjunto com a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.
Após a abordagem da PM, motoristas receberam uma fitinha amarela e material impresso sobre boas práticas no trânsito. Um deles, o promotor de vendas Anderson José de Vasconcelos, gostou da proposta. “Mais conscientização é sempre importante, pois vivemos em mundo inseguro.”
Fonte: Prefeitura de Jundiaí