Missão da CAF avalia os projetos da segunda etapa do Avança Jundiaí
Gestores municipais e técnicos de diferentes plataformas de gestão da Prefeitura de Jundiaí receberam, na manhã desta quarta-feira (18), no Paço Municipal, representantes da CAF – Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Na reunião de trabalho, foi apresentado o Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jundiaí – Etapa 2 do Avança Jundiaí, com projetos estruturais voltados à Infraestrutura Viária, Drenagem, Mobilidade Urbana, Educação, Saúde, além de projetos de requalificação de espaços públicos e sistemas inteligentes para a cidade, entre outros. Ao todo, o investimento no programa é de US$ 80 milhões, que corresponde a pouco mais de R$ 400 milhões.
“Jundiaí é uma potência econômica e se destaca em diferentes áreas. Para os próximos anos, sabemos dos nossos desafios e temos projetos importantes para continuar crescendo sem deixar de investir na qualidade de vida e na sustentabilidade – todos alinhados ao nosso PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, representado na reunião pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O programa prevê investimentos multissetoriais em projetos como a duplicação de importantes avenidas da cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, especialmente do transporte coletivo público, a pavimentação ecológica de vias rurais, a implantação de ciclovias e adequações de acessibilidade, a revitalização do complexo Fepasa, a requalificação de áreas públicas do bairro São Camilo, a implantação do complexo educacional Rio Acima, reformas de escolas e de UBS, além da requalificação urbanística da Região Central, entre outros.
“Ao conhecerem nossa cidade, os técnicos da CAF sem dúvida conseguirão ter a dimensão de nossas necessidades, também do nosso potencial e de nossa responsabilidade com o bem-estar de nossa comunidade. Estamos falando de investimentos para os próximos 5 anos e que mudarão a realidade do nosso município”, informa Parimoschi. “Também é importante lembrar que o município está com as finanças em ordem e possui capacidade de honrar seus compromissos financeiros nos próximos anos.”
A referida carta consulta para contratação de operação de crédito foi aprovada em dezembro de 2021 pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia.
Durante a reunião, Parimoschi, que é o coordenador geral do projeto no município, apresentou dados econômicos e sociais de Jundiaí e os técnicos da CAF puderam tirar dúvidas variadas sobre o trabalho da atual gestão municipal em diferentes áreas e programas. Entre elas, segurança hídrica, proteção ambiental, transporte coletivo e transparência municipal.
A missão, que é chefiada por Jaime Fajardo, Executivo Principal da Gerência de Desenvolvimento Urbana e por José Rafael Neto, Executivo Sênior da Representação da CAF no Brasil, se estende até o dia 20 de maio.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)