Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Prefeitura apresenta área para construção de novo Fórum de Jundiaí

Publicada em 20/05/2022 às 08:55

Em reunião com representantes do Poder Judiciário de Jundiaí, na manhã desta quinta-feira (19), o prefeito Luiz Fernando Machado apresentou uma área para abrigar o novo prédio do Fórum Estadual da Comarca de Jundiaí, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) Jundiaí e da Justiça Federal, na Vila Hortolândia, ao lado da DAE e do Terminal Hortolândia. Além dos três órgãos, há também estudos para as áreas reservadas para a instalação da Receita Federal e da Justiça do Trabalho, tudo na mesma região, projeto que visa unir todos esses serviços em uma Cidade Administrativa e facilitar assim o deslocamento do cidadão.

A área prevista para o prédio do Fórum tem 20 mil metros quadrados; a da Justiça Federal, 7 mil metros quadrados; e a da OAB, 3 mil metros quadrados. Estiveram presentes na reunião juízes que atuam no Fórum local, representantes do Ministério Público, da Defensoria Pública e da OAB Jundiaí. O mapa da área oferecida às repartições do Poder Judiciário foi apresentado pelo gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Sinésio Scarabello Filho.

Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando e ficaram satisfeitas com a área apresentada
Autoridades se reuniram com o prefeito Luiz Fernando no Paço Municipal e ficaram satisfeitas com a área apresentada

“Essa é uma área muito bem localizada, ao lado de um terminal de ônibus, um espaço adequado para os servidores do Poder Judiciário e que o nosso cidadão merece, com a qualificação do seu atendimento”, destacou o prefeito Luiz Fernando. “A ideia de ter mais de um espaço próximo ao outro, em uma só região, vai ao encontro de uma cidade moderna, que facilita a vida de seu cidadão.”

O juiz Marco Aurélio Stradiotto lembrou na reunião que o atual prédio onde está o Fórum de Jundiaí, no Centro, não conta mais com as dimensões necessárias para abrigar todas suas repartições e funcionários, além de possuir problemas estruturais e não ter acessibilidade correta. “O Fórum é a casa da cidadania e temos que oferecer as melhores instalações à população”, declarou o juiz. “Além de um prédio melhor, queremos aumentar o número de varas, ou seja, ampliar o atendimento.”

O desembargador Mário Carlos de Oliveira também salientou a necessidade de um novo prédio. “Eu fui o primeiro magistrado a iniciar a movimentação para construir um novo Fórum”, informou. “Hoje é muito bom estar aqui e perceber que a criação desse novo espaço deverá sair do papel.” A partir de agora, será criada uma agenda de trabalho para dar os encaminhamentos à Justiça Estadual referentes ao projeto arquitetônico e à obra do Fórum, que deverá custar aproximadamente R$ 50 milhões. À prefeitura caberá a doação da área.

O gestor Fernando de Souza, o juiz Marco Aurélio Stradiotto, o prefeito Luiz Fernando, o desembargador Mário Carlos de Oliveira, o gestor Gustavo Maryssael e o presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro

“Hoje é um dia histórico, no qual, por meio da gestão Luiz Fernando Machado, conseguimos unir em uma mesma sala representantes de Instituições diferentes da Justiça e com um único objetivo, que é buscar novas instalações que favorecerão toda a sociedade”, observou o gesto da Casa Civil, Gustavo Maryssael.

“Esse encontro marca o retorno do movimento para a conquista de um novo prédio para o Fórum, para a OAB e para a Justiça Federal”, declarou o presidente da OAB Jundiaí, Gustavo Ungaro. “E, como já observado aqui por outros companheiros, a área oferecida está em uma ótima localização.”

Também estiveram na reunião o promotor de Justiça, Dr. Claudemir Battalini, o Defensor público, Dr. Fábio Jacyntho Sorge, o gestor de Negócios Jurídicos e Cidadania, Fernando de Souza, além de outras autoridades do Poder Judiciário local.

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais GestãoJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/20/prefeitura-apresenta-area-para-construcao-de-novo-forum-de-jundiai/

Apoio