Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Produtores rurais de Jundiaí criam estratégias para proteger verduras e hortaliças durante o frio

Publicada em 23/05/2022 às 12:06

Produtores rurais da região de Jundiaí criaram estratégias para proteger as verduras e hortaliças do frio neste período. Na cidade ainda não houve registro de geada, mas os moradores estão se preparando para não sofrer prejuízos como no ano passado.

O produtor rural do bairro Caxambu Paulo Sergio de Castro conta que, pelo menos uma vez por dia, aplica uma técnica de pulverização à base de açúcar e sulfato de potássio, um tipo de fertilizante.

“Ela dá um aquecida na planta. Ela protege, porque a planta é composta, bem dizer, por água. Quando vem esse frio, a água congela. Não teve geada, mas teve esse vento gelado, e ajudou a proteger bastante.”

A medida foi adotada depois que os quase 30 mil pés de abobrinha, vagem e quiabo dele foram afetados pela queda brusca na temperatura no ano passado.

Jundiaí chegou a registrar 2,7°C por volta das 7h de sexta-feira (20). Apesar de toda essa onda de frio, não ocorreu nenhuma geada intensa que pudesse comprometer a produção agrícola até o momento.

Mas foi justamente a preocupação com essa forte massa de ar polar que fez o agricultor Elizeu Prestes, de Cabreúva (SP), se adiantar. No ano passado, ele havia adotado a irrigação para tentar salvar as verduras. Agora, a técnica passou a ser outra.

Morador de Cabreúva cobre a plantação de alface para proteger do frio — Foto: Reprodução/TV TEM

(Fonte: G1/ Imagem: G1/ Reprodução-TV TEM)


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/23/produtores-rurais-de-jundiai-criam-estrategias-para-proteger-verduras-e-hortalicas-durante-o-frio-1/

Apoio