Idosos participam de ações da Campanha Maio Amarelo
Em comemoração à Campanha Maio Amarelo, através de uma parceria entre as Unidades de Gestão da Casa Civil (UGCC) – Assessoria de Políticas para o Idoso, a Unidade de Gestão de Mobilidade de Transporte (UGMT), Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), são desenvolvidas ações com os idosos para reflexão sobre a responsabilidade em preservar vidas e contribuir para um trânsito mais seguro. As primeiras atividades foram realizadas no Centro Comunitário Torres de São José e Centro de Convivência do Idoso (CCI). Na próxima semana, o Complexo Esportivo Antônio de Lima receberá a palestra.
Evento contou com a participação do palestrante voluntário Francisco Pires de Oliveira, consultor em segurança viária, com 43 anos de experiência em operação em Rodovias do país. O idoso atua com treinamentos para equipes técnicas e contribuiu com sua experiência para os participantes.
Dentre os tópicos abordados constam os custos e consequências dos acidentes de trânsito no Brasil, os efeitos do álcool e direção, perigos do uso do celular no volante, sono e imprudência como alguns dos fatores causadores de acidentes e vítimas no trânsito.
Segundo a aluna Dirce Vila de Castro Belloli, de 69 anos, participante do grupo de ginástica do Bairro Torres de São José, esses encontros são importantes e esclarecedores. “Devemos ficar atentos ao trânsito. A inciativa de colocar essas atividades específicas são muito importantes”, comentou.
A frequentadora do CCI, Josefa Franzini, de 80 anos, enfatizou a necessidade de mais educação no trânsito e também gostou da vivência e experiência sobre os cuidados no trânsito.
Para a assessora de Políticas Públicas para Idosos, Alessandra Citelli, a união e o trabalho interplataformas colabora para a disseminação de conhecimento entre a população. “O Maio Amarelo é uma iniciativa importante, e, quanto mais pessoas pudermos sensibilizar sobre a necessidade de educação no trânsito e cuidados, melhor será para a cidade”, comentou.
“Jundiaí conta com gestão em plataformas exatamente para que as ações sejam potencializadas. A realização de atividades pelas assessorias de políticas públicas para o idoso são realizadas com o foco especial para o grupo, de maneira que eles também se tornem multiplicadores de conhecimento, cuidados e informações”, detalhou o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos.
(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí)