Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Procon Jundiaí orienta população sobre consignados

Publicada em 25/05/2022 às 16:06

Para realizar aquele sonho guardado na gaveta ou mesmo colocar os boletos em dia, muitos servidores, aposentados e pensionistas recorrem ao empréstimo consignado. Com taxas de juros mais baixas, essa modalidade atrai muita gente. Em muitos casos, esse desconto compromete a renda com o teto para consignados, que em 2021 foi de 35% e agora está em 30%.  Para o sonho não virar pesadelo, o Procon de Jundiaí faz um alerta importante. 

“Verifique a necessidade de contrair uma dívida, que apesar de oferecer taxas mais baixas, compromete a renda por um período longo e em caso de uma real urgência, o consumidor acaba sem saída”, destaca a chefe do serviço, Gabriela Ribas Glinternik.

De acordo com ela, o ideal é que as dívidas não ultrapassem 30% do rendimento. “Não acredite em ofertas milagrosas. Não tenha pressa em contratar com medo de perder a taxa que alegam ser só para aquele dia.”

Caso resolva fazer o empréstimo, o consumidor deve ler o contrato, os valores das parcelas e o valor que será creditado na conta. “Se estiver diferente do que foi informado, não assine. Não faça a contratação sem antes ter o contrato em mãos.”

A Instituição Financeira deve informar o valor total financiado com e sem juros; taxa mensal e anual de juros; acréscimos remuneratórios, moratórios e tributários e o valor, número e periodicidade das prestações. Todos estes dados devem constar do contrato, assim como a identificação e assinatura das partes. Uma via deste documento deve sempre ser entregue ao consumidor.

Nesta quarta-feira (25), o Procon Móvel esteve no Paço Municipal para orientar sobre demandas

Outro alerta de Gabriela é sobre a oferta de cartão de crédito consignado. “O uso pode acarretar em encargos do crédito rotativo“.

Importante – As queixas sobre consignados estão entre as principais reclamações registradas no Procon. Em 2021, entre as 10 primeiras empresas do ranking do Procon, sete são bancos, com 244 reclamações. O primeiro lugar ficou para um banco que realiza empréstimos, com 79 reclamações.

No geral, empréstimo não realizado pelo consumidor, dúvidas quanto ao saldo devedor e condições do contrato são os principais registros no Procon. Você pode consultar o ranking completo aqui: https://procon.jundiai.sp.gov.br/cadastro-de-reclamacoes-fundamentadas/

Especificamente para os segurados do Instituto de Previdência do Município de Jundiaí (IPREJUN), os segurados podem solicitar o bloqueio dos consignados. Para isso, basta entrar em contato com a equipe de folha de pagamento, por telefone (11 3109-0586) para realizar a solicitação. Caso o segurado necessite desbloquear novamente, é necessário comparecer pessoalmente ao IPREJUN. No caso de segurados do INSS, a autorização também é feita pelo beneficiário por meio de um serviço eletrônico com acesso autenticado.

Precisa de auxílio? Fale com o Procon https://procon.jundiai.sp.gov.br/formas-de-atendimento.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EconomiaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/25/procon-orienta-populacao-sobre-consignados/

Apoio