Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Cidade Inteligente em Jundiaí é destaque por facilitar a vida das pessoas

Publicada em 26/05/2022 às 08:42

No primeiro dia do evento Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo, Jundiaí foi destaque com o compartilhamento de diferentes cases de sucesso ao longo desta quarta-feira (25) sobre o tema Cidades Inteligentes. No período da manhã, o gestor de Governo e Finanças, José Antônio Parimoschi, apresentou a palestra “Planejando a Cidade Inteligente”. Ao longo do dia outros gestores municipais também participaram com outras palestras em painéis variados.

“Jundiaí tem o programa Cidade Inteligente, com investimentos previstos em nosso Plano Plurianual (PPA) 2022-2025 e com o objetivo de usar as inovações tecnológicas para melhorar cada vez mais o serviço público levado à nossa população, facilitando a vida das pessoas que mais precisam do poder público”, declara Parimoschi. “Cidade Inteligente tem que ser inclusiva, ou seja, para todos, e com a efetividade da entrega do serviço para o morador.” Parimoschi também abordou detalhes do programa Cidade Inteligente, com ações aplicadas na prática como o Campus Jundiaí, o portal Jundiaí Empreendedora e o investimento em 500 quilômetros de infovia digital. “Na Saúde, implantamos a teleinterconsulta nas novas UBS, com um especialista médico atendendo junto com o médico clínico, e na Educação levamos a robótica e ferramentas de tecnologia para a sala de aula da Escola Inovadora.”

Durante dois dias de evento, a Cijun manteve um stand na Smart City Business Congress America 2022, com o objetivo de apresentar as inovações da cidade, por meio da equipe, que apresentou ao público presente os sistemas e soluções usadas em Jundiaí.

Na noite da última terça-feira (24), durante a cerimônia de abertura do Smart City Business Congress, Jundiaí recebeu seu segundo prêmio Inovacidade, justamente para o projeto de teleinterconsulta citado por Parimoschi.

Mais painéis

Jundiaí ainda participou de outros painéis nos dois dias do evento na capital do Estado. Na tarde de quarta, o gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, abordou o uso da tecnologia para monitorar a coleta dos resíduos da construção civil. “Nosso sistema de monitoramento permitiu a diminuição do descarte irregular desses resíduos, uma vez que conseguimos saber todos os locais em que eles estão sendo coletados, sabendo a localização de todas as caçambas, bem como os geradores que as solicitaram.”

O gestor adjunto de Governo, da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), Jones Martins também apresentou iniciativas de tecnologia utilizadas na cidade. Com o tema “Como os dados abertos podem melhorar a vida do cidadão, indo além do Portal da Transparência”, o gestor adjunto tratou sobre o Observatório Jundiaí. “O portal conta com mais de 300 indicadores, além das entregas prioritárias do Governo e Painéis de monitoramento do Plano de Governo e do Plano Plurianual. “Mostramos a importância da gestão inovadora com foco nos resultados e disponibilizando informações estruturadas para o cidadão acompanhar o que o governo tem produzido. Além do mais, estamos fortalecendo constantemente a cultura no uso de indicadores para as tomadas de decisões estratégicas. Os indicadores servem como um termômetro que traz uma série histórica, permitindo que os gestores e o prefeito possam analisar se uma determinada política pública está indo bem ou não. O objetivo é sempre melhorar e trazer resultados de impacto através das entregas. Tudo começa numa boa gestão dos dados”, detalha.

Já na segunda reunião estratégica, ocorrida também na tarde desta quarta (25), técnicos e autoridades de várias prefeituras e empresas discutiram a importância da Certificação ABNT – Cidades Inteligentes, na percepção da qualidade de vida do cidadão. “Jundiaí possui uma cultura na gestão dos dados e produz indicadores que são disponibilizados no observatório. Com isso, estamos trabalhando para pleitear a Com isso, estamos trabalhando para pleitear a certificação ISO 37120 junto à ABNT” – finalizou o gestor adjunto de Governo.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais GestãoJundiaíNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/26/cidade-inteligente-em-jundiai-e-destaque-por-facilitar-a-vida-das-pessoas/

Apoio