Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Biblioteca e Fábrica das Infâncias Japy têm programação gratuita da Semana do Brincar

Publicada em 27/05/2022 às 08:43

Celebrado no dia 28 de maio, o Dia Mundial do Brincar está no calendário do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 40 países. O principal objetivo da data é conscientizar e promover o brincar como direito da infância e, neste ano, traz como tema “Confiar na Força do Brincar”. Em Jundiaí, a comemoração integra a programação da Semana do Brincar, mais extensa e incluída no programa municipal Cidade das Crianças.

Para comemorar a data, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou uma série de atividades gratuitas na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot e na Fábrica da Infâncias Japy, já a partir desta quinta-feira (26).

Segundo o gestor da UGC, Marcelo Peroni, desde a apresentação do conceito “Cidade das Crianças”, em dezembro de 2018, até os dias atuais, muito se construiu. “O trabalho integrado em plataformas vem alcançando resultados muito satisfatórios, comprovando o compromisso de Jundiaí com a primeira infância. Temos certeza que as experiências do Comitê das Crianças, do desemparedamento da infância, da escuta, da Fábrica das Infâncias, do Mundo das Crianças e tantas outras práticas desenvolvidas em Jundiaí são exemplo para outros municípios”.

Outra observação importante feita por Peroni é que com a volta das ações presenciais após a pandemia, a criança juntamente com seus pais ou cuidadores têm encontrado opções de lazer, entretenimento e cultura. Exemplo são as ações em todos os finais de semana, na Biblioteca e na Fábrica Japy, sendo que neste último espaço, todos os dias as crianças podem se divertir no local.

Biblioteca e Fábrica das Infâncias Japy agora abrem aos sábados, com programação gratuita pelo programa Cidade das Crianças

Biblioteca
Pela Biblioteca, foram programadas três sessões da contação de histórias pelo projeto “Contando histórias com riscos e rabiscos”, com a companhia Uni Verso & Prosa. A proposta do projeto é utilizar a história contada e os desenhos das crianças para estimular a imaginação, a fantasia e a brincadeira, evidenciando, dessa forma, a importância do brincar.

Com entrada gratuita e sem necessidade de inscrição prévia, a primeira sessão da contação será nesta quinta-feira (26), a partir das 18h30, na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), que fica na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana, 46-110.

Outra sessão será neste sábado (28), às 11h, na própria Biblioteca. Já a última delas será neste domingo (29), a partir das 10h45, no Cultura nos Bairros, que desta vez será realizado no complexo esportivo Jardim Ângela, que fica na rua Primo Fillipini,160, Vila Aparecida.

Ainda no sábado (28), “Dia Mundial do Brincar”, além das atrações a Biblioteca disponibiliza , para as crianças e seus cuidadores livros que desenvolvam a imaginação, a leitura da palavra e a leitura de mundo, como “Casa Cadabra: cidades para brincar”, de Bianca Sayegh, pela editora Pistache Editorial; “O livro de brincadeiras musicais da Palavra Cantada”, de Sandra Peres e Pedro Tati; “Canções e parlendas” da autora Ruth Rocha; e uma seleção com mais de dez obras da autora Eva Furnari, que propõe brincadeiras irreverentes com o uso de rimas, trava línguas e personagens diferentes e engraçados.

Além dos livros impressos, os visitantes vão encontrar também livros interativos e de pano, alguns brinquedos pedagógicos de madeira, uma réplica do bumba meu boi feita com materiais recicláveis e charadinhas retiradas do livro “Bichinho da Maçã”, do autor Ziraldo.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. Mais informações pelo telefone (11) 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
As atividades desse final de semana na Fábrica Japy foram programadas para crianças de quatro a dez anos, que contarão com espetáculo teatral infanto-juvenil, apresentação de tecido acrobático e duas oficinas: Jogos teatrais e Construindo Catavento, todas com entrada franca e sem necessidade de inscrição.

No sábado (28), às 10h30, começa a programação com o espetáculo “Circo Parque”, com a Trupe Pling. Três artistas da trupe com suas maletas mágicas apresentam um pequeno circo com seus incríveis artistas. O Mestre de Cerimônias, Malabaristas, Acrobatas, Bailarinas e Palhaços surgem em um espetáculo cheio de músicas e poesias circenses trazendo, desde a montagem da “pequena grande lona” ao ”Grand Finale”, a participação dos convidados na atração.

Já às 11h30, está programada ainda uma Oficina de Jogos Teatrais, com Carlinhos Pasqualin.

Já no domingo (29), às 10h30, tem a apresentação da Cia. Eléve, com o espetáculo “Meu Sonho de Voar”. Quem nunca sonhou em voar? Conhecer o espaço como um astronauta, ter a liberdade de um pássaro ou o poder de um super-herói. Um garoto acorda pela manhã determinado a tirar os pés do chão e voar. E nessa aventura vai conhecer diversas pessoas e seres prontos para ajudá-lo a realizar esse sonho.

E às 11h30, tem a oficina “Construindo Catavento”, com Maria Lúcia Pelegrino.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens.  A entrada é gratuita e será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Na Fábrica das Infâncias Japy tem “Circo Parque”, com a Trupe Pling, no sábado (28), e “Meu Sonho de Voar”, com a Cia. Eléve,no domingo (29)

(Fonte/Imagens: Prefeitura de Jundiaí e Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/27/biblioteca-e-fabrica-das-infancias-japy-tem-programacao-gratuita-da-semana-do-brincar/

Apoio