Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Final de semana em Jundiaí tem Festival CulturaMais, Cultura nos Bairros

Publicada em 27/05/2022 às 17:12

A programação cultural da cidade está bastante movimentada neste final de semana, com as atrações do Festival CulturaMais no Complexo Fepasa, a ação Cultura nos Bairros na vila Aparecida, as atrações da Semana do Brincar, pelo programa Cidade das Crianças, na biblioteca Municipal e na Fábrica das Infâncias Japy, além de exposições gratuitas na Pinacoteca e no Museu.

Atrações trazem, pelo programa Cidade das Crianças, diversas atrações da Semana do Brincar

Complexo Fepasa
O Festival CulturaMais, novidade lançada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), chega ao Complexo Fepasa nesta sexta-feira (27), das 19h às 22h, e sábado (28), das 10h às 22h, com atrações gratuitas das mais diversas linguagens artísticas, como música, teatro, dança e propostas formativas. As atrações são todas contratadas pelos editais CulturaMais e Cultura Negra, lançados pela UGC no ano passado.

Na Sala dos Relógios, a programação teatral nesta sexta (27) começa às 20h, com a apresentação teatral “Relendo Macário”, com o Núcleo Casarão, e às 20h30 o debate “Isso não é pra você?”.

Já no sábado (28), segundo dia de Festival, a programação na Sala Jundiaí terá: às 10h, o show musical “Rio do Peixe”, com Alexandre Benato; às 11h15, o espetáculo de dança “Entre”, de Julia Iwanaga; às 12h, a apresentação musical “Nuvem leve”, com Clarena.

Após a pausa para almoço, às 15h, tem a apresentação de dança “O negro e o samba”, com Socleson Dantas; às 15h30, a proposta formativa com a arte-educadora Gika “Hip Hop para viver! ”; às 16h30, a proposta formativa “O espaço para negros na área artística”, com Margareth Libardi; às 18h, a apresentação da Banda São João Batista; e às 20h, o show musical de encerramento “De saída”, com Jupta.

Também no sábado (28), às 11h, a Sala B1 terá também a apresentação de música instrumental “Mulheres em concerto”, com o Duo D’Elas.

Confira os detalhes da programação do Festival nesta sexta (27) e sábado (28)

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot
Como parte da programação da Semana do Brincar, a Biblioteca recebe neste sábado (28), às 11h, a contação de histórias pelo projeto “Contando histórias com riscos e rabiscos”, da companhia Uni Verso & Prosa. A proposta do projeto é utilizar a história contada e os desenhos das crianças para estimular a imaginação, a fantasia e a brincadeira, evidenciando, dessa forma, a importância do brincar.

A Biblioteca também preparou uma série de livros impressos, interativos e de pano para a criançada e seus cuidadores, com o objetivo de estimular a imaginação, a leitura da palavra e a leitura de mundo.

A Biblioteca fica na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. O horário de atendimento foi ampliado, de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4527-2110.

Fábrica das Infâncias Japy
A programação, também pela Semana do Brincar na Fábrica das Infâncias Japy, voltada para crianças de quatro a dez anos, traz espetáculo teatral infantojuvenil, apresentação de tecido acrobático e duas oficinas: Jogos teatrais e Construindo Catavento, todas com entrada franca e sem necessidade de inscrição.

No sábado (28), às 10h30, começa a programação com o espetáculo “Circo Parque”, com a Trupe Pling, espetáculo cheio de músicas e poesias circenses trazendo, desde a montagem da “pequena grande lona” ao ”Grand Finale”, a participação dos convidados. Já às 11h30, está programada ainda uma Oficina de Jogos Teatrais, com Carlinhos Pasqualin.

Já no domingo (29), às 10h30, tem a apresentação da Cia. Eléve, com o espetáculo “Meu Sonho de Voar”. E às 11h30, tem a oficina “Construindo Catavento”, com Maria Lúcia Pelegrino.

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações pelo telefone 4521-0971.

Na Fábrica das Infâncias Japy tem “Circo Parque”, com a Trupe Pling, no sábado (28), e “Meu Sonho de Voar”, com a Cia. Eléve, no domingo (29)

Cultura nos Bairros
A ação, que chega à sua terceira edição neste domingo (29), tem atrações programadas das 10h às 15h, na vila Aparecida, no complexo esportivo Jardim Ângela. Além das atrações culturais, com shows musicais, contação de história e demonstração esportiva, a programação traz ainda as participações das barracas dos permissionários dos varejões noturnos e dos artistas do programa Jundiaí feito à Mão.

A programação começa logo às 10h, com o show “Música e Movimento”, com Cantinho do Joe, voltado para crianças de quatro a seis anos. Na sequência, às 10h45, é a vez da atração “Riscos e Rabiscos”, proposta pela Biblioteca Municipal como parte da programação da Semana do Brincar. Já às 11h15, o TIME Jundiaí da Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), fazem a demonstração esportiva de do Projeto Karatê, com o professor Ton e seus alunos.

À tarde, a programação traz duas apresentações musicais. A primeira delas, às 12h30, com o show “MPB e suas Nuances”, com Clarina Fasanaro & Convidados. Eàs 14h, para fechar a programação, começa o show “Remember”, com a banda Flash Beat.

O complexo esportivo Jardim Ângela está localizado na rua Primo Fillipini, 160, Vila Aparecida. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Programação do Cultura nos Bairros deste domingo (29) será na vila Aparecida

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
Segue até o dia 26 de junho, com entrada franca, a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e que mostra também um pouco da história do Ballet e da Dança em geral no Município.

Além da exposição, o visitante também poderá conhecer os jardins do Solar, com as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro e fica aberto ao público para visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone 4521-6259.

Museu fica aberto de terça adomingo, das 10h às 17h

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes sediará até o dia 03 de julho duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano, e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi. Em homenagem à imigração italiana ao País, as mostras contam com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita.

Quem visitar poderá conferir também obras do pintor italojundiaiense Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.

Para inscritos, será também realizado neste sábado (28) e domingo (29) o workshop “A fotografia com memória do instante transitório”, sob a coordenação do fotógrafo Emidio Luisi. A atividade é voltada somente a inscritos.

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Novas exposições seguem na Piancoteca até o dia 03 de julho

Teatro Polytheama
Já nesta sexta-feira (27), o Teatro recebe às 19h30 espetáculo de dança “ Gala Dancers”, da Dancers Escola de Dança. A atração tem classificação indicativa livre e duração de 90 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

No sábado (28), às 20h, é a vez dos “Concertos Astra Finamax” com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes e participação especial do violonista Fabio Zanon. Antes do espetáculo, às 18h30, começa uma palestra educativa ministrada pelo musicólogo Daniel Motta sobre detalhes do programa da noite. O concerto tem classificação indicativa livre e duração de 90 minutos. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

No domingo (29), às 16h, é a vez do musical infantil “Beatles 4Ever Cartoon”. A atração também tem classificação indicativa livre e duração de 75 minutos. Os ingressos também estão disponíveis na bilheteria do Teatro ou pela internet, na plataforma Sympla.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone 4586-2472.

Teatro tem espetáculos todas as noites entre esta sexta (27) eo domingo (29)

Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Prosseguem neste sábado (28) as oficinas de Capoeira, no período da manhã, e de Maracatu, no período da tarde, pelo projeto de Oficinas nos Bairros.

Vale lembrar que ainda há vagas nas oficinas de: Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba, com lançamento, em breve, da oficina de Muay Tai. Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone 4521-6193.

Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que está programado para junho.

Logo na primeira semana estão de volta os Festejos Juninos na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), com shows musicais, quadrilhas, barracas de alimentação e de brincadeiras. As atrações estão programadas para os dias 02, 03, 04, 09, 10 e 11 de junho, com funcionamento às quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h, e aos sábados, das 11h às 19h.

Também está volta o Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU), que chega à sua 6ª edição, com atrações das Cenas Amadoras e Profissional, espetáculo convidado e rodas de conversas no Complexo Fepasa, Teatro Polytheama e na Praça do Coreto, entre os dias 04 e 27 de junho. A programação completa pode ser conferida no site do festival.

Pela programação do 6º FESTEJU, atrações serão apresentadas no Complexo Fepasa (foto), Teatro Polytheama e na Praça do Coreto

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí/Divulgação)


Leia mais CulturaJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/05/27/final-de-semana-em-jundiai-tem-festival-culturamais-cultura-nos-bairros/

Apoio