Plantações de seriguela apresentam bom desenvolvimento em JundiaÃ
Muita gente não sabe, mas na Terra da Uva também tem espaço para outras frutas, como a seriguela! Com origem na América Tropical, a fruta tem apresentado ótimo desenvolvimento em JundiaÃ.
“A gente começou o plantio há mais ou menos dez anos, por conta da demanda, principalmente no estado de São Paulo. Por ser uma fruta tradicional do nordeste, a seriguela foi bem aceita na região”, explica o produtor rural Henrique Lósqui.
Quase tudo que é produzido no sÃtio da famÃlia Lósqui é vendido em São Paulo, o maior mercado consumidor do Brasil. A safra da seriguela dura de três a quatro meses e vai até o inÃcio do mês de junho.
“Como ela é uma fruta que está começando a ser explorada comercialmente, é uma relação de erro e acerto. A gente tem que plantar e fazer o manejo de acordo com o que a seriguela pede. Desde o começo, perdemos muitas safras por conta de manejo errado, até chegar no ponto em que conseguimos colher uma fruta com qualidade”, diz Henrique.
São três mil pés de seriguela no sÃtio, e a produtividade média é de 100 kg por planta adulta. O preço da bandeja de 450g chega a R$ 20 para o consumidor.
(Fonte/Imagem: TVTEC JundiaÃ)