COVID-19: aplicação da dose de reforço para adolescentes entre 12 a 17 anos é feita nas UBSs
Jundiaí começou, nesta semana, a aplicar a 3° dose da vacina contra a COVID-19 em adolescentes de 12 a 17 anos, conforme diretriz do Ministério da Saúde. O intervalo necessário para a recepção da dose é de quatro meses ou 122 dias. Os jovens devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima, durante o horário de atendimento da sala de vacina, para receber a aplicação.
A cidade conta com quase 29 mil jovens vacinados com duas doses contra COVID-19. Para este público, o imunizante aplicado em dose adicional (D3) será Pfizer e Coronavac, de acordo com a disponibilidade das doses, que serão encaminhadas pela Secretária da Saúde do Estado, de acordo com o envio do Ministério.
Podem receber a dose de reforço, os jovens que receberam a 2°dose há mais de quatro meses. A recomendação também é válida para adolescentes gestantes e puérperas. Os adolescentes imunocomprometidos, devem receber apenas a vacina da Pfizer.
A Vigilância Epidemiológica (VE) destaca a importância de manter o esquema vacinal completo. “Com as quedas de temperaturas e o clima propenso para o aumento de casos respiratórios, é essencial que os jovens procurem pela imunização completa, que agora, conta com três doses de vacina contra a COVID-19”, comenta a enfermeira coordenadora da VE, Maria do Carmo Possidente.
Demais públicos
A vacinação contra a COVID-19 permanece sendo oferecida para todos os públicos elegíveis, com quantidades de doses específicas para cada grupo.
Pessoas dom 60 anos ou mais e ou a partir de 12 anos imunocomprometidas: 4 doses
12 a 59 anos: três doses
5 a 11 anos: duas doses
A aplicação acontece durante a semana em todas as 34 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Jundiaí, no horário de funcionamento da sala de vacina.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)