Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Diversas ações culturais movimentam a primeira quinzena de junho na Biblioteca Nelson Foot

Publicada em 01/06/2022 às 15:13

Para a primeira quinzena de junho, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) preparou para a Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot uma série de atrações gratuitas, de diversas linguagens, como teatro e contação de histórias pelo programa municipal Cidade das Crianças e de novas exposições de artes plásticas e fotográfica.

“A população está cada dia mais se apropriando dos espaços fantásticos que a possui. Assim, várias ações serão realizadas agora em junho para públicos de diferentes idades o que certamente irão movimentar o espaço”, declarou o gestor da UGC, Marcelo Peroni, afirmando que a proposta das programações é oferecer aos frequentadores da Biblioteca o contato com diversas linguagens artísticas.

Além da programação artística, a Biblioteca também tem recebido investimentos para o incentivo à Literatura, como a aquisição de títulos para pesquisa estudantil e leitura, e o lançamento do Clube de Leitura do Autor, que visa aproximar o público com autores jundiaienses e nacionais.

Espaço funciona com horário estendido: de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h

Programação
Logo nesta quarta-feira (01), às 9h, a Biblioteca recebe as aberturas de duas novas exposições que poderão ser visitadas gratuitamente. O Espaço Sônia Cintra recebe até o dia 28 deste mês a exposição “Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. Já a Galeria Jundiaí recebe a mostra “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, reunindo diversas mandalas, que representam o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo, e que fica exposta até o dia 29 de junho.

Já nesta sexta-feira (03), às 19h, o autor Daniel Marciano lança seu livro “Trauma Oculto”, pela editora Flye, uma obra de gênero Thriller Psicológico, que traz ao leitor a história que a família Botis, quando a garotinha Lúcia Fernanda encontrou a forma de todos mudarem de vida. Mas, durante a difícil viagem do Tocantins até São Paulo, um acidente fatal transformou sonhos em pesadelos, desejo em desespero e a ingênua Lúcia de nove anos na única pessoa ciente de toda a verdade.

Neste sábado (04), a professora, fotógrafa e pesquisadora da cidade Isabella Ferraro conduz, das 12h às 13h, a roda de conversa “Temas de memória e patrimônio”, uma atividade expositiva e prática que busca despertar um olhar crítico e artístico para a cidade.

Na quarta-feira (08), às 19h, no auditório da Biblioteca será o lançamento do projeto Clube de Leitura com o Autor, ação que visa ampliar a visibilidade e estimular o debate de obras literárias de autores brasileiros e jundiaienses. A proposta é discutir a obra lida com a presença do autor, que poderá interagir com os leitores acrescentando informações que permitam uma leitura ainda mais rica. O primeiro encontro do Clube contará com a presença do jundiaiense Alex Rosa, autor do livro “O fio de Ariadne e outras histórias”, publicado pela editora AR7 produções. A obra é uma coletânea dos contos premiados do autor.

Já na quinta-feira (09), às 18h30, também será realizado no auditório o workshop de literatura infantil gratuito, com o escritor André Kondo, que na oportunidade lança o livro “O Sorriso Hikaru” O livro é baseado na história real do menino Igor Hikaru Yoshinaga Ferreira, que inspirou a toda uma comunidade, em Mombuca, tradicional núcleo de imigração japonesa, pela forma como lidou com um terrível câncer, sem perder o sorriso. O impacto de sua emocionante história levou até a lei que batizou a creche da localidade com o seu nome. O workshop é voltado para pessoas que tenham interesse em criar obras infantis, gênero no qual o autor foi finalista do tradicional Prêmio Jabuti. André é também autor de 15 livros, entre eles o premiado “Turma da Mônica: Lendas Japonesas”, em parceria com Mauricio de Sousa. André já foi vencedor da Olimpíada de Redação, fato que impulsionou sua carreira de escritor.

Na sexta-feira (10), das 17h30 às 21h, o auditório recebe também o lançamento do livro “Anacrônicas de Jundiahy”, do escritor Hildon Vital de Melo, o “Camaleão Albino”. O lançamento contará ainda com as participações do artista gráfico e quadrinista Podre Flores e da mesa redonda e apresentação musical da banda jundiaiense Black Eyes in the Sunshine, formada pelo artista multimeios Guilherme Sai, a cantora Karina Amaral e pelo guitarrista André Fernandes.
E no sábado (11), a partir das 11h, tem mais uma edição do projeto “ Lê no Ninho”, voltado a crianças de seis meses a quatro anos de idade, que tem por objetivo incentivar a leitura e cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores. A sessão dura 60 minutos e os interessados nas dez vagas disponíveis devem se inscrever por meio de formulário on-line.

A Biblioteca está localizada na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Complexo Argos. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4527-2110 ou pelo e-mail biblioteca@jundiai.sp.gov.br.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaEducaçãoJundiaíLazer
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/01/diversas-acoes-culturais-movimentam-a-primeira-quinzena-de-junho-na-biblioteca-nelson-foot/

Apoio