Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Festejos Juninos e exposições marcam a programação cultural do final de semana

Publicada em 03/06/2022 às 16:31

O primeiro final de semana de junho em Jundiaí será marcado por diversas ações culturais gratuitas programadas pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), para o público de todas as idades. Todos os equipamentos culturais estarão abertos para atender ao público interessado em conhecer e visitar, e também acompanhar a programação.

Um dos destaques vai para a programação do 6º Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU que tem início neste sábado (04), às 19h, na Sala Jundiaí, do Complexo Fepasa, com o espetáculo, “Don Juan”, com os atores do Estúdio de Baile Flamenco La Casa, da cidade de Itatiba, concorrendo na categoria Cena Amadora do Festival, que se estenderá até o dia 26.

Também neste sábado (04), mantendo a tradição cultural popular a ação “Festejos Juninos”, na praça Mal. Floriano Peixoto – praça do Coreto, atrás da Catedral – reúne no palco vários shows musicais, bem como a quadrilha. O público ainda poderá conferir as barracas da gastronomia com os pratos típicos desta época do ano bem como, a das brincadeiras, tudo programado para o período das 11h às 19h.

No palco da Sala Jundiaí, no Complexo Fepasa, “Don Juan”, abrindo o 6º FESTEJU

Confira a programação cultural

Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (BNF)
Nesta sexta-feira (03), às 19 horas, o autor Daniel Marciano lança seu livro “Trauma Oculto”, pela editora Flye, uma obra de gênero Thriller Psicológico, que traz ao leitor a oportunidade perfeita, o momento perfeito, a história que a família Botis precisava, quando a garotinha Lúcia Fernanda encontrou a forma de todos mudarem de vida. Mas, durante a difícil viagem do Tocantins até São Paulo, um acidente fatal transformou sonhos em pesadelos, desejo em desespero, e uma ingênua criança de nove anos, a única pessoa ciente de toda a verdade…

No sábado (04), das 11h às 12h, na Arena de Histórias da BNF, Contação de História com os integrantes da Uni Verso & Prosa, apresentando a história “Mário Marinheiro”, um garoto que gostava de construir com papel um chapéu de forma triangular para se proteger do sol. Quando precisava de saquinho para pipoca, copo ou coador, podia obtê-los virando o chapéu para baixo. Um dia, sentiu que o chapéu que construíra era muito grande e resolveu reformá-lo.

Uni Verso & Prosa apresenta a história de “Mário, o Marinheiro” na Biblioteca

Ainda no sábado, a professora, fotógrafa e pesquisadora da cidade, Isabella Ferraro conduz a Roda de Conversa, das 12h às 13h, sob “ Temas de memória e patrimônio”, uma atividade expositiva e prática que busca despertar um olhar crítico e artístico para a cidade.

A Biblioteca também está abrigando duas exposições:” Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.

Biblioteca Municipal funciona dentro do Complexo Argos, localizado na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110.

Complexo Fepasa
Neste final de semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos previamente agendados para ensaios e as apresentações dos concorrentes da Cena Amadora do Festival de Teatro. A programação completa pode ser acessada no site oficial do FESTEJU.

Já no Espaço de Exposições o público poderá conferir a exposição fotográfica “Do Complexo, um novo olhar: Fepasa – Fatec, 20 anos de história”. Resultado do trabalho realizado pelos alunos da FATEC Jundiaí, que reúne imagens que compõem um olhar do ontem, do hoje e do amanhã em relação ao Complexo Fepasa.

Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy
Fábrica das Infâncias Japy recebe neste final de semana mais duas apresentações culturais gratuitas voltadas para o público infanto-juvenil: sábado (04), a partir das 10h30, a programação fica por conta das artistas visuais Duda Ohoe e Maria Clara Teixeira com a apresentação do teatro de animação “Histórias do Japão – Entre Sombras e Flores”. Através de contos tradicionais japoneses as ilustrações ganham movimento em passagens pelo teatro de sombras, e as cores do oshibana-e (composição de pintura japonesa feita com flores naturais). Uma forma delicada e simples de viajar até o Japão. Acompanhada da flauta tradicional Shakuhachi e Harpa Koto.

“Histórias do Japão – Entre Sombras e Flores”, neste sábado(4)

Já no domingo (05), também a partir das 10h30, a programação traz a apresentação de tecido acrobático com os integrantes da Cia Art no Ar, com o espetáculo “Fays: A vida das Fadas”, onde quatro acrobatas se dividem em cena para mostrar a beleza da vida das Fadas. Um mundo mágico em que todos voam, encantados pelos poderes do pó de “pirlimpimpim”. Embalado por músicas celtas e muita magia, os números vão acontecendo no ar e no solo envolvendo a plateia.

“Fays: A vida das Fadas”, espetáculo do domingo(05)

A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita e é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento. Mais informações pelo telefone: (11) 4521.0971

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O público poderá visitar o local das 10h às 17h e conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade.

“Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, uma exposição que mostra a história da dança em Jundiaí

Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.

O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.

As obras do do fotógrafo Emidio Luisi podem ser conferidas em “Paesani”

O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor italojundiaiense Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.

Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.

Polytheama
No domingo (05), às 18h30, o palco do teatro recebe a apresentação da Academia La Danse, com a sua “ Mostra de Dança 2022”. Em 90 minutos de espetáculo, o público acompanhará as coreografias especialmente desenvolvidas para esse espetáculo, que tem classificação livre.

Os ingressos estão disponíveis na bilheteria do teatro e na internet pela plataforma Sympla pelos seguintes valores: Plateia R$60,00/ Frisa e Camarote R$70,00.

Teatro Polytheama está localizado na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Prosseguem neste sábado (04) as oficinas de Capoeira, no período da manhã, e de Maracatu, no período da tarde, pelo projeto de Oficinas nos Bairros, nas instalações da Pracinha da Cultura, antigo CEU das Artes.

Vale lembrar que ainda há vagas nas oficinas de: Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba, com lançamento, em breve, da oficina de Muay Tai. Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.

Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que está programado:

Na segunda-feira (06) de junho, às 19h, na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao teatro), vernissage da exposição “Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza. O período de exposição se estenderá até o dia 05 de julho e o funcionamento da Galeria, será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h e aos sábados, das 10h às 13h. Todos os dias com entrada franca.

Na terça-feira (07), com entrada franca, o público poderá assistir ao show musical “Brasileiriana”, com Mel Freire, um encontro musical entre o Brasil e a Itália para celebrar a “Festa della Repubblica Italiana”. A atração, promovida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo, faz parte do programa “A caminho do interior”, e traz também no baixo Alex Rocha, no piano Pierpaolo Principato, percussão com Marcelo Costa, e na guitarra e voz Fred Martins.

A tradição cultural dos Festejos Juninos estão de volta na cidade

Nos dias 09,10 e 11 (quinta, sexta e sábado) os Festejos Juninos voltam a ser realizados na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto, atrás da Catedral), com shows musicais, quadrilhas, barracas de alimentação e de brincadeiras. O funcionamento às quintas e sextas-feiras, das 16h às 22h, e aos sábados, das 11h às 19h, com entrada franca. Confira toda a programação no site.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais CulturaJundiaíLazer
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/03/festejos-juninos-e-exposicoes-marcam-a-programacao-cultural-do-final-de-semana/

Apoio