Multivacinação movimenta UBSs na manhã de sábado
A Prefeitura de Jundiaí realizou nesse sábado (04) mais um Dia de Multivacinação. Além das doses de rotina, influenza e sarampo, entre os grupos de COVID-19 teve destaque a oferta de mais uma dose adicional para idosos com 60 anos ou mais, que tenham alto grau de imunossupressão. A aplicação foi feita durante a manhã toda, na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Hortolândia, além da UBS Colônia, Nova UBS Jardim do Lago e Clínica da Família II – Almerinda Chaves (antiga UBS Novo Horizonte).
“Daremos continuidade em todos os sábados de junho. A dose de reforço em idosos 60+ com alto grau de imunossupressão deve ser recebida 4 meses depois da 4ª dose. A adesão ainda está abaixo do esperado, daí a importância de intensificarmos a campanha durante os sábados, quando as pessoas têm mais disponibilidade para vir à UBS”, comenta a enfermeira e coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Maria do Carmo Possidente, lembrando que não há necessidade de agendamento.
Prevenção em família
A professora Camila Benedicto, de 43 anos, tomou a 3ª dose contra a COVID-19 e levou toda a família: as filhas gêmeas Helena e Carolina, de 2 anos, e o marido Marcel, que também atualizaram suas doses. “Vacinar-se é um ato de amor e cuidado com o próximo, por isso viemos todos”, disse a moradora do bairro Torres de São José.
Gabriela Pavan Robigati, 40 anos, residente no bairro Bom Jardim, também compareceu para tomar a vacina contra influenza, com o filho João Pedro, de 13 anos. “Prezamos muito pelas vacinas e o sábado é o dia ideal, quando há mais tempo. Me preocupo muito também com meus pais, que são idosos, por isso não podemos correr o risco”, ressaltou.
A vacina contra influenza é disponibilizada para as faixas etárias entre seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto), além de pessoas com comorbidades ou deficiências, profissionais de saúde e de educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, de forças de segurança, salvamento e de forças armadas. Funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receber a vacina.
A multivacinação também contempla pessoas que ainda não receberam todas as doses contra a COVID-19, com o complemento do esquema vacinal. O público habilitado a receber as doses tem entre 5 a 11 anos, 12 anos+ imunossuprimidas, 18 a 59 anos, 60 anos ou mais e 60 anos ou mais com alto grau de imunossupressão. Cada um com a quantidade de doses específica, a depender da vacina recebida.
Saiba mais
A dose adicional é oferecida para idosos com 60 anos ou mais e que:
I – Tenham imunodeficiência primária grave;
II – Façam quimioterapia para câncer;
III – Sejam transplantados de órgão sólido ou de células-tronco hematopoiéticas
(TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;
IV – Sejam pessoas vivendo com HIV/Aids;
V – Em uso de corticoides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou
equivalente, por ≥14 dias;
VI – Em uso de drogas modificadoras da resposta imune – Metotrexato;
Leflunomida; Micofenolato de mofetila; Azatiprina; Ciclofosfamida;
Ciclosporina; Tacrolimus; 6-mercaptopurina; Biológicos em geral
(infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe,
Canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, Secukinumabe,
ustekinumabe); Inibidores da JAK (Tofacitinibe, baracitinibe e
Upadacitinibe);
VII – Com doenças autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias;
VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise);
IX – Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí