Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Combate a incêndios florestais é foco de capacitação

Publicada em 05/06/2022 às 12:36

Foi realizada no sábado (04) a aula inaugural do Curso de Capacitação de Combate a Queimadas, que faz parte da “Operação Estiagem de Jundiaí 2022”, com cerca de 50 participantes, na Fazenda Ermida, da Fundação Antonio-Antonieta Cintra Gordinho. Promovida pela Defesa Civil, com a participação do Corpo de Bombeiros, GM de Jundiaí e integrantes da Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente (UGPUMA), a capacitação segue nos dias 9, 25 e 30 de junho.

A prevenção é o carro-chefe do curso. Tem como objetivo dar a noção aos participantes sobre a importância dos conhecimentos e procedimentos relacionados a incêndios florestais, buscando a integração de todos os órgãos nas ações de combate, efetivamente, incluindo situações de emergência.

Participantes em frente à viatura do Corpo de Bombeiros, junto com a equipe da Defesa Civil, GM de Jundiaí e da Unidade de Gestão de Planejamento em Meio Ambiente
Equipe em atividade prática, com orientação no combate a queimadas em vegetação
Aula inaugural foi realizada na Fazenda Ermida, com atividades teóricas e práticas

“Para isso, temos na programação atividades teóricas e práticas, por conta do Plano de Operação Estiagem, que teve início em maio e continua até 30 de setembro”, explica o coronel e coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, João Osório Gimenez Germano, lembrando que além desse curso presencial estão previstas futuramente oficinas preparatórias na modalidade EAD.

Na aula inaugural foi feita a apresentação do Plano Operação Estiagem (Decreto 29.635/21), com detalhamento da Lei de proibição de queimadas em Jundiaí (Lei 8.858/17), destacando a Divisão Florestal da Guarda Municipal, com atuação na Serra do Japi. Houve também atividade teórica sobre incêndios em vegetação, treinamento prático e o plantio de três árvores nativas da Mata Atlântica.

O Curso de Capacitação de Combate a Queimadas é totalmente gratuito. Oferece uma estrutura completa de prevenção e combate, dicas e conceitos importantes relacionados ao tema e certificado de conclusão no final. É direcionado a pessoas que têm interesse, seja qual for sua área de atuação, de todas as idades (menores acompanhados pelos pais ou responsável).

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais DestaqueJundiaíMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/05/combate-a-incendios-florestais-e-foco-de-capacitacao/

Apoio