Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Planejamento e Meio Ambiente promove apresentação sobre o Plano da Mata Atlântica e do Cerrado

Publicada em 07/06/2022 às 09:17

Em continuidade à programação em comemoração à Semana do Meio Ambiente, a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), por meio da Diretoria de Meio Ambiente, promoveu, nesta segunda-feira (6), apresentação e discussão do Plano Municipal da Mata Atlântica e do Cerrado (PMMAC).

O gestor da UGPUMA, Sinésio Scarabello Filho, lembrou sobre a importância do documento. “O Plano da Mata Atlântica e do Cerrado irá integrar o Plano Municipal Ambiental e é um importante instrumento de gestão para a cidade. A partir de agora é entender como podemos dar efetividade a essas políticas e indicações apresentadas no documento. Vamos transformar em um projeto de lei e vamos dar andamento para aprimorar a conservação dos biomas”. 

Plano da Mata Atlântica e do Cerrado irá integrar o Plano Municipal Ambiental

A apresentação foi realizada pelo técnico da empresa Pró Ambiente, responsável pela elaboração do Plano, Tairi Gomes, que explicou sobre o trabalho realizado. “A Mata Atlântica é o bioma que tem mais sofrido pressão, por conta do avanço urbano. Em todo o Estado de São Paulo temos apenas 21% do território com Mata Atlântica e apenas 1% com Cerrado. O Plano ajuda a direcionar como conservar e preservar esses remanescentes na cidade”, explicou.

Gomes ainda explorou sobre os seis objetivos específicos do Plano Municipal e as 25 diretrizes que foram trabalhados. “Dentro  de cada diretriz estabelecemos mais de 240 ações necessárias para implementar o PMMAC, com um plano de ação para que seja colocado em prática, com prazos de curto, médio e longo prazos. O que tem que ser feito agora é a definição das prioridades. É um plano da cidade, a longo prazo”.

Ao final da explanação, os participantes puderam sanar dúvidas sobre o trabalho apresentado.

A programação em comemoração da Semana do Meio Ambiente prossegue. Na terça-feira (7), às 17h, no auditório do 8º andar do Paço Municipal, a UPGUMA promove a discussão sobre as mudanças climáticas e as fragilidades urbanas, com Fabiana Barbi Seleguim, pesquisadora Nepam-Unicamp. A iniciativa também conta com a participação da população, que deve fazer a inscrição para participar do evento no site. As vagas são limitadas.

O encerramento das comemorações será na quarta-feira (8), às 18h, com a apresentação do Plano de Trabalho para o desenvolvimento dos estudos e projetos do Plano de Requalificação do Vale do Rio Jundiaí, no Espaço Jundiaí Empreendedora, no 3º piso do Maxi Shopping Jundiaí. 

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais JundiaíMeio AmbienteNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/07/planejamento-e-meio-ambiente-promove-apresentacao-sobre-o-plano-da-mata-atlantica-e-do-cerrado/

Apoio