Equipe de Medellín visita Jundiaí para conhecer sistema de pagamento do transporte público
Com o objetivo de conhecer melhor sobre o sistema de pagamento por aproximação e cartões de débito e crédito no transporte público de Jundiaí, o gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz, recebeu, nesta quarta-feira (8), equipe da UEN – Unidad Estrategica de Negocios Civica – que é responsável pela malha metroviária da cidade de Medellín, na Colômbia.
Participaram do encontro o chefe da UEN, Carlos David Agudelo Herron, o engenheiro da UEN, Juan Carlos Londoño Valencia, técnicos das empresas concessionárias, responsáveis pelo transporte público em Jundiaí e da Cittati, empresa de tecnologia responsável pelo pagamento por aproximação.
Carlos David explicou que a UEN é responsável pelas 12 linhas que atendem a cidade de Medellín e que a região metropolitana conta com 3,5 milhões de habitantes. “Viemos para conhecer o sistema de pagamento por aproximação e as boas práticas realizadas no transporte público de Jundiaí. A cidade é organizada, bonita e queremos replicar essas práticas em Medellín. Mesmo a cidade sendo maior, esse intercâmbio de informações foi importante para entendermos que é possível replicar no nosso metrô”, afirmou.
Juan Carlos enfatizou sobre o motivo da visita à cidade. “Buscamos referências de sistemas com implantação de bilhetes de pagamento eletrônico e Jundiaí é um exemplo do processo de evolução. O trabalho leva em consideração os usuários e munícipes e é isso o que queremos”, comentou.
Para Aloysio, a troca de informações foi positiva. “Apresentamos um pouco sobre o que utilizamos e praticamos na cidade. Jundiaí está à frente de muitas cidades por oferecer o pagamento eletrônico por aproximação, o que oferece agilidade e facilidade para as pessoas que utilizam o transporte público”, concluiu o gestor.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)