Confira a agenda cultural para o final de semana em Jundiaí
A sexta edição do Festival de Teatro de Jundiaí – FESTEJU, uma realização da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) é o grande destaque da programação cultural da cidade, não só neste final de semana, mas até o dia 26 de junho, quando acontecerá a Noite de Gala, no Teatro Polytheama com a cerimônia de premiação dos vencedores da Cena Profissional. A programação completa do FESTEJU pode ser conferida no hotsite, e vale destacar que todas as apresentações têm entrada gratuita.
Também, destaque para a programação dos Festejos Juninos, na praça Mal. Floriano Peixoto, a Praça do Coreto, atrás da Catedral. No palco diversos shows musicais, com artistas da cidade, além das quadrilhas que animam a festa. O público ainda vai encontrar as barracas de alimentação com cardápios variados e também típicos desta época do ano, bem como as barracas de brincadeiras para a garotada e as de artesanato, com os integrantes do Projeto Jundiaí Feito à Mão. Acesse o site para acompanhar toda a programação desta sexta (10) e sábado (11).
Teatro, cultura popular, dança, exposições de arte, contação de histórias, oficina/workshop de miniaturas com material reciclado, apresentações musicais, também integram as ações da UGC em seus equipamentos culturais. Participe!
Biblioteca Nelson Foot (BNF)
Com o objetivo de fomentar o gosto pela leitura entre crianças de seis meses a quatro anos de idade e de cultivar o vínculo afetivo entre os pequenos e seus cuidadores a BNF traz neste sábado (11), das 11 às 12 horas, o “Lê no Ninho”, atividade lúdica e prazerosa onde as crianças ouvem histórias, brincam e cantam em um ambiente aconchegante, tendo seus cuidadores como parceiros. A sessão dura 60 minutos. Vagas limitadas.
A BNF também está abrigando duas exposições: ”Taipa e Palavra – Jundiaí 2022”, da professora Isabella Ferraro, no espaço Sonia Cintra, que reúne fotografias, textos breves e o patrimônio histórico imaterial e material da cidade de diversos espaços vistos de forma diferentes. E “Faça-se a Luz”, da artista plástica Luz Pearce, na galeria Jundiaí reunindo diversas mandalas, representando o ciclo da vida e a conexão do indivíduo com o universo.
A Biblioteca Municipal está localizada dentro do Complexo Argos, na avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4527-2110. O horário de funcionamento da Biblioteca é de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, e aos sábados e feriados das 9h às 13h.
Complexo Fepasa
Neste final de semana o espaço sede da Unidade de Gestão de Cultura recebe em suas salas os grupos concorrentes da Cena Amadora do FESTEJU. No palco da Sala Jundiaí, a apresentação dos seguintes espetáculos: “O Oráculo”, nesta sexta-feira (10), às 19h30; sábado (11), às 19h, “Não deixe o teatro morrer” e domingo (12), às 19h, “Chapeuzinho Nordestina, Mulé Macho Sim Sinhô!.
O Complexo Fepasa fica, na avenida União dos Ferroviários, 1.760, Centro. Mais informações pelo telefone: (11) 4589-6800.
Fábrica das Infâncias Japy
Neste sábado (11), a partir das 10h30, a programação fica por conta da Contação de Histórias, com a atriz e contadora de histórias, Rosangela Torrezin, do Projeto Tá na Hora, com as histórias “A rã e o boi, O lobo e o cordeiro e O galo e a pérola”.
Já no domingo (12), também a partir das 10h30, a programação será aberta com a apresentação do Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, que é um corpo artístico ligado à UGC, que divulga a arte do canto coral através de um grupo de crianças amadoras e voluntárias, com idades entre oito e onze anos.
Na sequência a artista plástica, Giovanna Vasconcelos (GIKA), comanda uma oficina/workshop de “Cenários em miniaturas com recicláveis’’, usando diversas técnicas de pintura, escultura, colagem, desenho e materiais reciclados de todo tipo proporcionando um total envolvimento da criança na atividade, ao mesmo tempo em que desperta a sua criatividade, a identidade visual e a sustentabilidade para construir o cenário tendo como base, uma caixa de papelão de tamanhos variados.
A Fábrica das Infâncias Japy fica na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. A entrada é gratuita. Seu funcionamento é de terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h. A entrada de visitantes será permitida somente até 30 minutos antes do horário de fechamento. Às segundas-feiras, o espaço permanece fechado para manutenções de rotina e limpeza em geral.
Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão
O público poderá visitar o local das 10h às 17h e conferir a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, dedicada à memória da bailarina, cenógrafa e coreógrafa Glória da Silva Rocha e à história da dança na cidade.
Quem visitar o Museu pode conferir também em seus jardins as instalações do programa municipal Cidade das Crianças e da campanha “Jundiaí Pé de Infância”, com os conceitos da Rede Urban95.
O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6259.
Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes
Duas exposições: “Nonni di São Paulo”, do artista Oliviero Pluviano e “Paesani”, com obras do fotógrafo Emidio Luisi estão acontecendo no local em homenagem à imigração italiana ao País. As mostras contam também, com um destaque especial também para a comunidade italojundiaiense e visitação gratuita até o dia 03 de julho.
O visitante ainda poderá conferir as obras do pintor Inos Corradin que compõem a reserva técnica da Pinacoteca, como a série de quadros que retratam a Paixão de Cristo.
A Pinacoteca está localizada no Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), à rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Polytheama
Três espetáculos estão programados na agenda do final de semana do teatro: sexta-feira (10), 20h, show com “Humberto Gessinger”, ex-vocalista da banda Engenheiros do Hawaii; sábado (11), às 19h30, espetáculo de dança, “Gala 2022”, do Studio de Dança Anita Grossi e domingo (12), às 19h, Stand Up “Vida de Professor II”, com Diogo Almeida.
Os ingressos para os espetáculos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro, sempre a partir das 10h30, ou pela Internet, na plataforma Sympla.
Na Galeria de Artes Fernanda Perracini Milani, anexa ao teatro o público pode conferir a exposição “ Condições da Matéria”, do artista Lucas Souza, marcando o início da temporada de Artes Plásticas 2022, a primeira das seis mostras selecionadas pelo edital lançado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) para serem realizadas naquele espaço cultural.
Composta por 26 obras, “Condições da Matéria” apresenta uma diversidade de produções, evidenciando questões e inquietações acerca de temas como corporeidade, peso, forma e mensuração. A matéria é apresentada por meio de pequenas esculturas em argila, desde seu estado sólido quando seco até o pó que representa sua condição mais volátil.
Condições da Matéria”, poderá ser visitada até o dia 05 de julho. Com entrada gratuita, o horário será de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados das 10h às 13h.
O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176, Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.
Pracinha da Cultura do Vista Alegre
Nesta sexta-feira (10), no Teatro da Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes), o projeto “Super Tela”, com a exibição da animação “Luca”, dos estúdios Disney/Pixar, filme lançado em 2021, que alcançou grande sucesso junto ao público das mais diferentes idades. A sessão de cinema na Pracinha da Cultura do Vista Alegre, está marcada para às 19h, com entrada franca. A capacidade do auditório é de 40 lugares e o acesso será por ordem de chegada.
Prosseguem neste sábado (11) as oficinas de Capoeira, no período da manhã, e de Maracatu, no período da tarde, pelo projeto de Oficinas nos Bairros.
Vale lembrar que ainda há vagas nas oficinas de: Artesanato, Dança Criativa, Ginástica Corporal, Handebol, Teatro em Inglês e Zumba, com lançamento, em breve, da oficina de Muay Tai.
Interessados deverão comparecer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua Cabo Edvaldo Quirino Santana 46-110, no Vista Alegre. Mais informações pelo telefone (11) 4521-6193.
Próximas atrações
Para quem gosta de acompanhar as ações culturais, anote o que ainda vai acontecer neste mês de junho:
De 16 a 25 de junho dez apresentações selecionadas pela Cena Profissional do FESTEJU serão apresentadas, no Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) e na Praça do Coreto. No dia 26, 19h, cerimônia de premiação dos vencedores do FESTEJU e apresentação de um espetáculo convidado, marcando assim, o encerramento do festival. Para assistir aos espetáculos no teatro, os ingressos gratuitos serão disponibilizados na bilheteria a partir das 10h30 no dia da apresentação.
Dia 26 de junho, das 10h às 15h, Cultura nos Bairros – Centro Esportivo do Jardim Santa Gertrudes – Apresentações culturais, barracas de gastronomia, com participação dos permissionários do Programa Varejão Noturno e Artesanato, com a presença dos artistas do projeto Jundiaí Feito à Mão. Entrada franca.
Dia 27 de junho, 19h, Sala Jundiaí, Complexo Fepasa, Festival CulturaMais Teatro – Espetáculo Hécuba, entrada franca.
Dia 30 de junho, Projeto Música & Histórias, às 19h30, Teatro Polytheama – música, dança e teatro – A vida e a obra de Raul Seixas. Entrada franca.
(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)