Uso de máscara tem reforço na recomendação em ambientes fechados e obrigatoriedade em serviços de Saúde
Uso de máscara tem reforço na recomendação em ambientes fechados e obrigatoriedade em serviços de Saúde
Acompanhando a indicação do Governo do Estado e a avaliação de cenário epidemiológico paulista, a Prefeitura de Jundiaí publica, no decreto 31.437, de 09 de junho, a recomendação para uso de máscaras em ambientes escolares -públicos e privados-, em transporte coletivo de passageiros bem como transporte escolar, ambientes fechados em geral e para pessoas com sintomas gripais, com comorbidades ou com esquema vacinal incompleto. A obrigatoriedade do uso da máscara é exigida em equipamentos de saúde e instituições de longa permanência de idosos.
De acordo com o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, a queda na temperatura e o aumento no número de casos de síndrome gripal específicos ao período, reforçam a importância da conscientização da população em relação ao uso da máscara. “O inverno é o período de maior circulação dos vírus respiratórios e, por isso, as pessoas que tenham condições vulneráveis, comorbidades, utilizem a proteção. A recomendação é reforço às boas práticas adquiridas ao longo de dois anos de pandemia”, comenta o gestor.
Ainda conforme o decreto, é recomendado evitar aglomerações.
“As recomendações, além de seguirem as orientações do Estado, também estão balisadas pela avaliação da cidade. O planejamento é feito com antecipação de cenários”, comenta o gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), Gustavo Leopoldo Caserta Maryssael de Campos, Jundiaí segue as orientações do Governo do Estado.
De acordo com dados do portal VacinaJá, do Governo do Estado de São Paulo, a cidade possui 92,4% da população com duas doses aplicadas.
Informações / Foto: Prefeitura de Jundiaí