Reunião discute acessos e mobilidade no Distrito Turístico Serra Azul
A Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo e a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado reuniram-se com representantes do Distrito Turístico Serra Azul, incluindo empreendimentos privados e representantes dos quatro municípios, Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo.
O objetivo da reunião foi discutir os acessos e as opções de mobilidade na Região, que pretende dobrar o fluxo turístico nos próximos anos.
Atualmente, o Distrito Turístico Serra Azul recebe cerca de 10 milhões de turistas por ano e a proposta é que esse número duplique nos próximos anos. Para atender adequadamente as necessidades do turista e oferecer conforto a todos aqueles que se deslocam para a região, foram realizadas discussões relacionadas ao acesso ao Distrito e à mobilidade.
Para dar andamento ao assunto, será criado um grupo de trabalho, envolvendo representantes de ambas as Secretarias Estaduais e representantes da Região, a fim de se alinhar como a proposta será conduzida em nível estadual, que deve caminhar para a publicação de uma resolução intersecretarias.
A região do Distrito Turístico Serra Azul possui amplo interesse público para todos os municípios envolvidos, bem como para o estado de São Paulo. O potencial concentrado nessa região irá posicioná-la como um dos principais destinos turísticos brasileiros e da América do Sul.
Marcela Moro, diretora de Turismo de Jundiaí, participou da reunião representando o prefeito Luiz Fernando Machado e afirmou que a reunião foi um dos passos mais importantes dados até agora com foco em estruturar a região. “Planejar a questão do acesso e da mobilidade é um item fundamental para a estruturação de qualquer destino turístico e essa reunião definiu questões estratégicas que irão garantir não somente o desenvolvimento da região como um todo, mas a perenidade do projeto que está sendo construído para garantir o fomento ao turismo nos próximos 30 anos”, afirmou.
O Distrito Turístico Serra Azul foi oficializado em novembro de 2021 e deve receber, nos próximos cinco anos, investimentos da ordem de R$ 1,8 bilhão provenientes da iniciativa privada e geração de 7,4 mil novos empregos.
A expansão do turismo na Região prevê a criação de um clube de golfe com hospedagem, construção de empreendimento temático com centro de compras e espaços para esportes radicais e de aventura, ampliação de centro hípico e do Outlet e instalação de um autódromo, além de novos hotéis temáticos ligados aos parques.
Estiveram presentes na reunião o Presidente do Conselho Gestor do Distrito Turístico Serra Azul, Alain Baldacci, o Secretário de Turismo e Viagens do Estado, Vinícius Lumertz, o Secretário de Logística e Transportes do Estado, João Octaviano Machado Neto, além dos representantes dos municípios.
Fonte: Prefeitura de Jundiaí