Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Patrulha Agrícola executou serviços em 10 hectares nas propriedades de pequenos agricultores

Publicada em 19/06/2022 às 10:37

Lançado em dezembro de 2021 pela Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), o programa Patrulha Agrícola já é sucesso entre os pequenos produtores rurais de Jundiaí, que agora contam com maquinário de grande porte a preço mais acessível. Desde o início dos trabalhos, já foram executados 10 hectares em serviços e 180 horas trabalhadas pelo maquinário agrícola.

Por meio do programa, os produtores podem contratar o serviço com preço abaixo do praticado no mercado, uma vez que o objetivo do Patrulha é subsidiar o investimento, uma política pública oferecida pela gestão municipal. “O Patrulha Agrícola é um programa que foi muito esperado pelo produtor rural de Jundiaí. Com o lançamento dele no ano passado, agora podemos atender principalmente o pequeno agricultor, que não dispõe de variedade de maquinários”, explica o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

No Medeiros, Maria Teresa Staheli tem produção de ervas medicinais, aromáticas e temperos orgânicos. A agricultora utilizou os serviços para a renovação da terra para adubação verde em uma nova área de canteiros que está iniciando.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Mulher está abaixando, mexendo em horta.
Maria Teresa utilizou os serviços do Patrulha Agrícola para abrir nova área de plantio

“O Patrulha Agrícola é maravilhoso. Antes de ter o programa eu precisava contratar o serviço particular. Mas sempre encontrei dificuldade para conseguir fornecedores, sem contar que o investimento era muito mais alto. Com o programa eu paguei em torno de 30% do que no particular. Essa economia gerada será investida na própria produção. Será uma ajuda primordial, pois por ser uma nova área, leva-se tempo para que seja lucrativa”, comentou a produtora de orgânicos.

A patrulha agrícola mecanizada é o conjunto de equipamentos agrícolas destinados exclusivamente à execução de serviços nas propriedades rurais efetivamente produtivas de Jundiaí. O objetivo é promover a conservação do solo, plantio e manejo de culturas, correção de acidez e fertilidade. 

O programa é oferecido a todos os produtores rurais de Jundiaí. Ao verificar a necessidade do uso de equipamentos agrícolas, o interessado deve entrar em contato com o Departamento de Agronegócio da UGAAT. “Nossa equipe técnica agenda um horário para ir até o local e analisar os serviços e maquinários necessários. É cobrado um valor de R$ 61 hora/máquina, valor bem abaixo do mercado. Mas em casos de situações de vulnerabilidade, o subsídio pode chegar a 100%”, explica a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Máquina agrícola trabalha em terreno
Maquinário é oferecido a preços abaixo do praticado no mercado

Os interessados deverão fazer a inscrição das propriedades rurais no Departamento de Agronegócio da UGAAT, no Paço Municipal – 5º andar – Ala Norte, das 9 às 17 horas. Em caso de dúvidas os produtores podem entrar em contato pelos telefones 11 4589-8581/8872/8692. A propriedade deve estar inserida total ou parcialmente no município de Jundiaí e possuir o Cadastro Ambiental Rural (CAR), além de apresentar alguns documentos complementares.

Fonte: Prefeitura de Jundiaí


Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/19/patrulha-agricola-executou-servicos-em-10-hectares-nas-propriedades-de-pequenos-agricultores/

Apoio