Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Educadores da região participam de formação sobre o Fundeb no CIEMPI

Publicada em 21/06/2022 às 15:17

A UNDIME-SP (União dos Dirigentes Municipais de Educação SP) – Polo Jundiaí, em parceria com a FTD Educação e a Unidade de Gestão de Educação (UGE), promoveu, na manhã desta terça-feira (21), no Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), a formação “Compreendendo a Operacionalização do Novo Fundeb: Lei 14.113/20”, que contou com a participação de educadores de Jundiaí e de municípios da região.

A gestora de Educação,Professora Vastí Ferrari Marques, recebeu os profissionais. “Estamos felizes por receber vocês aqui no CIEMPI.  Este é  um importante momento para discutirmos sobre o novo Fundeb e as implicações para os municípios, nossas responsabilidades, governança sobre o Fundo dentro de cada cidade. Vamos agregar conhecimento para toda a região, fortalecendo nossas ações e laços como dirigentes municipais, assim como para os nossos técnicos”. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em um auditório, com janelas grandes, antigas e abertas, há pessoas sentadas em cadeiras.
Educadores e dirigentes da região estiveram reunidos para aprender mais sobre o novo Fundeb

O Fundeb – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica – tem como objetivo promover a distribuição dos recursos vinculados à educação. A destinação dos investimentos é realizada levando-se em consideração o número de alunos da educação básica, com base em dados do censo escolar do ano anterior. Em 2020, o Governo Federal promoveu algumas alterações que alterou o repasse da União para o financiamento da educação básica brasileira.

A palestra foi ministrada pela Profa. Daniela Alves da Silva, que é mestre em História e Culturas Políticas/UFMG. Atuou como Secretária Municipal de Educação do Município de Lagoa Santa/MG (2013-2016), Vice-Presidente Regional da UNDIME/MG (2013-2016), Avaliadora Educacional da Elaboração e Adequação dos Planos de Carreira e Remuneração, e, do Monitoramento dos Planos Decenais Municipais de Educação UNDIME-MG/MEC (2015-2018). Atualmente, é Consultora de Gestão Pública em Educação da FTD Educação.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Mulher, vestida com roupas claras, segura microfone nas mãos. Ela está em uma ambiente com projeção em tela ao fundo
Daniela explanou sobre as novas alterações do Fundo

Daniela apresentou as novas alterações e explanou sobre a operacionalização da legislação do Fundeb. “É importante que na administração pública seja zelada a continuidade dos projetos, que exista a política pública. Não existe uma fórmula, pois é preciso adequar à cultura e à realidade de cada local, mas devemos ter em mente que é preciso um limite, que é a lei, por isso vamos entender melhor sobre as alterações do Fundeb”, explicou.

A presidente do polo Jundiaí da UNDIME e secretária de Educação de Morungaba, Ivanilde Helena Spiguel Polizetto, comentou sobre o evento. “Vimos, diante da preocupação com o novo Fundeb, a importância de passar aos nossos técnicos do polo, orientações e informações sobre esse recurso que trouxe muitas dúvidas”.

Aluno da Escola de Jovens e Adultos de Jundiaí (EJA) e conselheiro do Fundeb na cidade há dois anos, Moisés dos Santos também esteve presente. “Hoje aprendemos mais sobre as alterações do Fundo. Estamos todos empenhados em trazer uma política educacional limpa. É importante não somente para o município, mas para quem faz parte da educação. Como conselheiros nós fiscalizamos os repasses do governo para as unidades”, comentou.

(Fonte/Imagem: Prefeitura de Jundiaí)


Leia mais EducaçãoJundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/21/educadores-da-regiao-participam-de-formacao-sobre-o-fundeb-no-ciempi/

Apoio