Conselho Municipal sobre Drogas promove evento para Semana de Reflexão sobre Drogas
O Conselho Municipal sobre Drogas (COMAD) – órgão vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC) – realizou nesta quarta-feira (22) o evento “Uso de Drogas: Paradigma da condição humana”, para marcar a Semana Municipal de Reflexão sobre Drogas.
A abertura foi realizada pelo gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael. “É importante reunir pessoas que atuam em diferentes áreas, por se tratar de um tema complexo e que requer o envolvimento do setor público e da sociedade. Jundiaí conta com uma rede intersetorial de atendimento bem estruturada, além do COMAD que tem atuado de forma intensa para o desenvolvimento de ações e para a conscientização”, frisou.
A atividade foi online e contou com palestra do médico psiquiatra e professor, Dr. Antônio Nery Alves Filho, seguida por debate com mais de 50 representantes de setores ligados à saúde, educação, assistência social e segurança, entre outros, do Município e da região.
Para o presidente do COMAD, Ilson Silva Santos, que também é coordenador do Consultório de Rua, serviço ligado à Coordenação de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), o evento foi positivo.
“A diversidade de fatores tanto econômicos como sociais estão levando mais pessoas para as ruas e para o uso de drogas. O cenário é complexo e o desafio é construir políticas humanizadas que atendam de forma efetiva. É necessário trazer a questão para a discussão, passando pelas diversas áreas como saúde, educação, esporte e lazer, e ampliando a reflexão com a sociedade”, destacou.
A iniciativa também marca o início da agenda de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano para a construção do Plano Municipal sobre Drogas.
“Este evento é extremamente importante como norteador para que os conselheiros do COMAD possam direcionar energias para a construção desse Plano, que será uma política pública transversal e intersetorial, e que deve chegar na população, sempre na busca pela dignidade da pessoa humana”, ressaltou o assessor de Políticas de Direitos Humanos da UGCC, Paulo Fernando de Almeida.
O coordenador de Saúde Mental da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Alexandre Moreno Sandri, também enfatizou a importância da ação e do Plano Municipal em construção. “O evento de hoje, que faz parte das ações da Semana de Reflexão sobre Drogas, tem a intenção de sensibilizar e mobilizar os atores envolvidos na questão no Município, e promover alinhamentos conceituais, éticos e técnicos em torno da temática, para a elaboração do Plano.”
(Fonte/imagem: Prefeitura de Jundiaí)