Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Saiba como economizar no inverno com o aumento do uso de alguns aparelhos elétricos

Publicada em 22/06/2022 às 11:55

O mês de maio propiciou ao estado de São Paulo as temperaturas mais baixas dos últimos 15 anos, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O inverno, que oficialmente começou neste 21 de junho, deu sinais antecipados e, com isso, já trouxe o alerta sobre aumento do consumo de energia em função do uso maior de alguns equipamentos.

Nesta época, são comuns os banhos mais quentes e o uso de aquecedores e secadoras de roupa, por exemplo. Por isso, o uso racional, que depende dos hábitos de cada morador, impactará no consumo mensal de energia. No caso do chuveiro, o consumo pode representar até um terço da conta nos períodos de maior uso.  

Outra questão importante é garantir a segurança das instalações elétricas. Revisar o cabeamento que alimenta os principais aparelhos elétricos da casa e não conectar vários na mesma tomada são essenciais para assegurar o seu bom funcionamento. Fios finos demais para a ligação do chuveiro, por exemplo, podem não dar conta da potência necessária para o equipamento. 

“O inverno é marcado pelo consumo maior de alguns equipamentos, como os chuveiros, mas também pode haver uma redução de outros, como geladeiras e freezers. O cliente precisa ficar atento porque é possível compensar este consumo mais elevado adotando hábitos em relação a outros equipamentos”, destaca Giulianno Bolognesi Archilli, especialista de projetos de Eficiência Energética da CPFL.

Veja quanto cada equipamento consome de energia e quais os pequenos cuidados que você pode ter para combater o desperdício e economizar.

  • chuveiro elétrico é o aparelho que mais consome energia em uma residência. Ao utilizá-lo no modo “inverno”, o acréscimo no consumo é de até 30% em relação ao modo “verão”. O banho passa a ser responsável por 25% a 35% dos gastos na conta de luz nos meses mais gelados. Para economizar, o correto é reduzir ao máximo o tempo do banho. Dessa forma, o cliente consegue reduzir, além da energia, o consumo de água. Um banho de 15 minutos utiliza aproximadamente 135 litros de água. Se o cliente fechar o registro ao se ensaboar, o consumo do líquido cai cerca de 45 litros – uma significativa economia de 33%.
  • Com a chegada dos dias mais frios, o uso das secadoras também cresce. O aparelho consome entre 80 a 100 kWh por mês, quando utilizado uma vez por dia. O frio também contribui para que se use mais a lavadora, que consome mensalmente cerca de 36 kWh, 5% do consumo total de uma residência, quando ligada duas vezes por semana. Já o ferro de passar roupa, quando ligado por 1 uma hora durante doze dias, pode representar de 12 a 20 kWh no final do mês. A dica aqui é procurar acumular roupa para lavar e secar tudo de uma única vez. Esse conselho também vale para quando for usar o ferro elétrico.
  • Aquecedores de ambientes também são recorrentes nesta época do ano. O consumo médio mensal do aparelho pode chegar a 160 kWh. Por isso, quando for comprar um aquecedor para sua casa, certifique-se que seu tamanho e potência estão adequados ao ambiente em que será utilizado. Isso evita gasto de energia desnecessário. Outra dica é escolher modelos com timer, assim, quando o cômodo estiver na temperatura ideal, o aparelho desliga e não consome energia. Se optar por utilizar ar-condicionado, uma opção viável é a instalação de ar-condicionado no modelo inverter, que economiza até 40% em comparação aos equipamentos convencionais. 

Outras dicas que vão ajudar na economia de energia:

  • geladeira compete com o chuveiro como um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência. Ela representa, em média, de 15% a 20% do valor da sua conta. Para este caso, a dica é instalar a geladeira em local bem ventilado, não encostando em paredes ou móveis, longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas. Nunca utilize a parte traseira da geladeira para secar panos ou roupas. Degele e limpe a geladeira com frequência e não se esqueça de manter as borrachas de vedação da porta em bom estado. Se for comprar uma geladeira nova, também procure modelos com a tecnologia inverter, que economizam cerca de 40% – 50% se comparado aos modelos convencionais.
  • As lâmpadas também têm um papel importante no consumo, a iluminação representa de 5% a 15% do valor da sua conta de energia. É bom evitar acender lâmpadas durante o dia e aproveitar mais a luz natural. Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa e se puder pinte as paredes com cores claras. Lembre-se sempre de apagar as lâmpadas dos ambientes desocupados e dê preferência a lâmpadas de LED. Eles iluminam melhor, duram mais e consomem menos energia.
  • Um eletrodoméstico muito utilizado neste momento em que as pessoas estão mais em casa é o televisor. Ele fica ligado, em média, de 4 a 5 horas por dia nas casas brasileiras. A potência média deste aparelho é de 150 watts, porém, os modelos mais antigos alcançam valores bem maiores.

O consumo mensal de energia elétrica de um televisor fica entre 10 e 30kWh, e ele pode ser responsável por entre 5% e 10% da sua conta. Por isso, lembre-se de desligar a TV quando ninguém estiver assistindo. Não deixe o aparelho ligado enquanto estiver dormindo, utilize as funções timer ou sleep de desligamento automático. Se for comprar, escolha televisores mais econômicos, modelos mais modernos gastam menos energia.

(Fonte: CPFL Piratininga/ Imagem: Canva)


Leia mais Jundiaí
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/22/saiba-como-economizar-no-inverno-com-o-aumento-do-uso-de-alguns-aparelhos-eletricos/

Apoio