Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Servidores da DAE trabalham 24 horas para garantir abastecimento

Publicada em 23/06/2022 às 11:07

Enquanto muitos dormem, há quem passe a madrugada trabalhando para garantir que, logo cedo, tenha água na sua torneira. Responsável pelo abastecimento de água e pela coleta e afastamento de esgoto, os servidores da DAE Jundiaí que atuam na Seção de Controle e Operação (conhecida como “Telemetria”) e na Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A) atuam 24 horas por dia, todos os dias do ano, de forma ininterrupta.

Wagner Marcelino trabalha há dez anos na Seção de Controle e Operação, responsável por monitorar a distribuição da água na cidade

“A Seção de Controle e Operação (SCO) é uma das áreas responsáveis pela distribuição de água e está em contato com diversos outros setores, como a engenharia, mecânica, Estação de Tratamento de Água, Central de Relacionamento, mananciais e até comunicação. Apesar do sistema ser automatizado, é preciso sempre ter um operador acompanhando”, explica Wagner Marcelino, Técnico de Operações de Saneamento, que está na DAE há dez anos.

Na SCO, o nível dos 57 reservatórios da DAE é monitorado segundo a segundo, via rádio, por meio do controle de bombas, registros e válvulas. Com funcionamento 24 horas, a Seção funciona em esquema de rotação entre os colaboradores, evitando que fiquem sempre os mesmos no período noturno.

“A escala alternada é uma coisa positiva. Cada turno realiza uma rotina diferente e alterná-los significa que o colaborador conhece todos os procedimentos da Seção”, avalia Wagner. Para ele, o que vale é garantir o serviço de qualidade realizado pela DAE. “É um trabalho essencial para o munícipio”, orgulha-se.

Tratamento

Cada etapa do tratamento da água é monitorada, 24 horas por dia, pela equipe da Estação de Tratamento de Água do Anhangabaú (ETA-A). É dali que sai 95% da água distribuída na cidade.

Na ETA Anhangabaú, o tratamento da água é acompanhado com precisão 24 horas por dia: “Na madrugada garantimos que os reservatórios sejam abastecidos”, conta Rosângela

Trabalhando no período noturno há cinco anos, Rosângela Martins, operadora de ETA, vê uma responsabilidade ainda maior no trabalho. “A população não tem a dimensão do trabalho que é realizado a noite. O consumo de água é feito durante o dia, mas é na madrugada que garantimos que todos os reservatórios estejam abastecidos”, conta.

Apesar de reconhecerem a importância da atuação das equipes no período noturno, os servidores apontam a necessidade de conciliar suas rotinas profissionais e pessoais. “Além do frio, que é maior na madrugada, outra dificuldade é nossa rotina, que funciona em horário diferente da maioria. Às vezes, deixo de participar de eventos familiares, por exemplo. Posso até estar disponível durante o dia, mas não participo, pois entro no trabalho à noite”, comenta Rosângela.

Realizado por uma empresa terceirizada, o atendimento na Central de Relacionamento da DAE também funciona de forma permanente, 24 horas. Com ligação gratuita, é ali que são registradas as demandas dos munícipes, como vazamentos, obstruções e até esclarecimentos. O telefone é o 0800 0133 155.

(Fonte/Imagem: DAE Jundiaí)


Leia mais InfraestruturaJundiaíSaneamento
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/23/servidores-da-dae-trabalham-24-horas-para-garantir-abastecimento/

Apoio