Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

10ª Edição da Ciclovia Musical acontece neste domingo (26) em Jundiaí

Publicada em 24/06/2022 às 14:57

“Duas rodas e cultura: oxigênio para a alma.” A frase é do monitor artístico da Ciclovia Musical, David Misiuk, e traduz o sentimento de todos os participantes do projeto. Quando teve a ideia original de promover música clássica, bicicleta e mobilidade urbana, Giane Martins queria levar essa mensagem a todos os públicos.

“Chegamos a nossa 10ª edição já pensando nas próximas 10 que estão por vir”, diz Giane com convicção. Ela acaba de receber o reconhecimento internacional do seu trabalho. Foi uma das palestrantes selecionadas pela maior conferência global sobre bicicletas e cidades, a Velo-city, organizada pela Federação Europeia de Ciclistas e realizada em Liubliana, Eslovênia, na semana passada, e contou com representantes de 58 países.

“Continuaremos promovendo tudo isso de uma forma alternativa para atingir pessoas que muitas vezes as entidades oficiais que discutem esses assuntos, não conseguem chegar. O importante é unirmos forças por um Brasil com mais acesso à cultura e com pessoas mais conscientes sobre a necessidade de termos cidades mais humanas, que ofereçam opções de lazer e alternativas de mobilidade sustentável”, afirma Giane.

Para ajudar os ciclistas iniciantes, a Rede Bike Anjo faz o trabalho de orientação das regras de trânsito. Mesmo no Parque da Cidade, onde vai acontecer a Ciclovia Musical, seguir as orientações para pedalar em pelotão também é importante. Cada roteiro tem 100 vagas. Sinalizar a intenção de que lado vai seguir, se vai reduzir a velocidade para parar, são vários detalhes que podem passar despercebidos, mas que fazem toda a diferença para a segurança de pedestres e ciclistas. 

“A Rede Bike Anjo é um projeto nacional que apoia projetos voltados à cultura, meio ambiente e mobilidade urbana que incluem a bike como transporte. A Ciclovia Musical é super importante, pois leva a cultura, música e a mobilização de uma forma super divertida e sustentável, incentivando todos a usarem a bicicleta no dia a dia”, explica Sabrina Souza, coordenadora da Bike Anjo nesta edição.

Formar público para a música clássica e instrumental também é um dos objetivos da Ciclovia Musical. Quem nunca foi a uma sala de concerto tem a oportunidade de aprender sobre os diferentes estilos musicais e instrumentos. Os monitores artísticos são músicos profissionais das orquestras de São Paulo e de uma maneira lúdica conversam com o público sobre o que acontece no palco.

“É um grande prazer participar novamente da Ciclovia Musical em sua 10ª edição e retornar a Jundiaí. A Ciclovia Musical é democrática e inclusiva porque desmistifica a música e dá acesso a qualquer pessoa independente de classe social, idade ou gênero. Vamos pedalar juntos!”, convida o monitor artístico Alexandre Ficarelli.

As inscrições para os roteiros de bicicleta estão esgotadas, mas o público pode assistir aos concertos gratuitamente. É só se dirigir aos pontos de apresentação.

João Alexandre Binotti, balconista, foi um dos primeiros a garantir sua vaga. Ativista que costuma reivindicar nas redes sociais o direito à malha cicloviária na zona leste de São Paulo, ele participou pela primeira vez na última edição da Ciclovia Musical, em São Miguel Paulista.  E acabou substituindo um bike anjo que não pode ir de última hora. 

“Muitas vezes a gente vê projetos que chegam na periferia e fazem de qualquer jeito. O que eu vi aqui foi uma produção de alto nível e um cuidado muito grande com as pessoas. Eu me emocionei com a música, poder ver de perto os instrumentos como o violoncelo pela primeira vez foi emocionante”, revela Binotti. 

O casal Rita Lima, que é coordenadora de vendas, e Ronilson Garcia, analista de redes , são ciclistas que não perdem mais nenhuma edição. Eles vão de São Paulo para Jundiaí de trem para pedalar e assistir aos concertos.

“Estávamos ansiosos para nos inscrevermos na Ciclovia Musical Jundiaí. Desde que participamos pela primeira vez, em 2018, nunca mais perdemos nenhuma. E essa em especial, que comemora a 10ª edição, nos deixa ainda mais felizes por fazermos parte e continuarmos a ouvir músicas maravilhosas com instrumentistas incríveis”, afirma Rita.

O ponto de encontro para os roteiros adulto e infantil é o Palquinho do Parque da Cidade, onde se apresenta o Quinteto Novos Ventos, criado com o objetivo de divulgar a música para instrumentos de sopro. Todos os integrantes do grupo estudaram no exterior e fazem parte da Orquestra do Theatro São Pedro, de São Paulo. O roteiro adulto começa às 9:00 e o roteiro infantil às 9:30.

O Fundo Social da Prefeitura de Jundiaí estará aceitando doações de alimentos perecíveis no ponto de encontro.

Grupos Musicais – Guia

BRASSUKA

Pedro Santos, trompete

Moisés Américo, trompete

Eder Tavares, trompa

Agnaldo Gonçalves, trombone

Marcos Tudeia, tuba

Horário: 10h30

Local: Praça Pôr do Sol

QUARTETO AURORA

Camila Zanetti violino

Pollyana Santana violino

Florence Suana viola

Bianca Souza violoncelo

Horário: 10h30

Local: Casa da Árvore Pica-Pau – Mundo das Crianças

QUARTETO REAL

Graziela Fortunato, violino

Kleberson Buzo, violino

Eduardo Cordeiro Jr, viola

Fabrício Rodrigues, violoncelo

Horário: 10h 

Local: Gramado do Aeromodelismo

QUINTAL DE FULÔ

Ana Elisa Colomar, flauta

Camila Inocêncio Silva, cavaquinho

Carla Pronsato, piano e acordeon

Cássia Maria, percussão

Horário: 9h30 

Local: Palco de Arena

QUINTETO NOVOS VENTOS 

Marco André dos Santos, flauta

Alexandre Bocallari, oboé

Daniel Oliveira, clarinete

Clarissa Orapallo, fagote

Isac Elias, trompa

Horário: 9h

Local: Palquinho

SOPRA TRIO E PALHAÇO POSSU

Karina Ando, oboé

Isabel de Latorre, clarinete

Nara Martins Flores, fagote

Junior Fernandes, Palhaço Possu

Horário: 11h

Local: Parque Paca – Mundo das Crianças

Realização: ArteMatriz Soluções Culturais e ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

(Fonte/Imagens: Ciclovia Musical/ArteMatriz Soluções Culturais)


Leia mais CulturaEsporteJundiaíLazerNotícias
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/24/10a-edicao-da-ciclovia-musical-acontece-neste-domingo-26-em-jundiai/

Apoio