Notícias | https://tvtecjundiai.com.br/news

Notícias

Programa de Melhoria da Pressão visa reduzir vazamentos na rede de água

Publicada em 24/06/2022 às 09:35

A Gerência de Controle de Perdas da DAE Jundiaí reforçou, nas regiões leste e sul da cidade, o Programa de Melhoria da Pressão. O objetivo é reduzir os vazamentos na rede de água. Em 2021, de janeiro a dezembro, mais de dez mil vazamentos de água foram registrados; este ano, apenas entre janeiro e maio, já são 2,4 mil ocorrências, uma média de 480 por mês.

De acordo com a gerente de Controle de Perdas, Fernanda Calheiros, em função da topografia da cidade, a pressão do abastecimento nas regiões mais baixas é elevada, provocando rompimentos na rede e, consequentemente, vazamentos.

“Quanto maior o número de ocorrências, mais vezes a DAE precisa interromper o abastecimento para realizar o reparo, o que também pode causar fragilidade na infraestrutura”, explica. Segundo ela, a pressão maior também aumenta a quantidade de água que é perdida.

Macromedidores e válvulas redutoras de pressão contribuem para equalizar a distribuição em todo o sistema de abastecimento

As ações incluem a instalação de macromedidores e de válvulas redutoras de pressão, que verificam a pressão em determinadas regiões e bairros, conseguindo, assim, equalizar a distribuição em todo o sistema de abastecimento. “Isto reduz os vazamentos, evitando interrupções no abastecimento de água para a população”, aponta.

Caixa d’água

Fernanda ressalta, ainda, a importância de os imóveis terem uma caixa d’água adequada ao número de moradores e que assegure o fornecimento por 24 horas. O cálculo é simples: cada morador precisa ter uma reserva de 250 litros por dia, ou seja, uma família de quatro pessoas deve ter uma caixa de 1.000 litros.

Além disso, é importante que todas as saídas de água para uso – incluindo torneiras, chuveiros e máquina de lavar – estejam conectadas à caixa d’água e não sejam abastecidas diretamente pela rede da rua.

Os munícipes também podem entrar em contato com a DAE em casos de paralisação no abastecimento ou alterações na pressão. O telefone da Central de Relacionamento é o 0800 0133 155. A ligação é gratuita e o atendimento 24 horas.

(Fonte/Imagem: DAE Jundiaí)


Leia mais JundiaíNotíciasSaneamento
Link original: https://tvtecjundiai.com.br/news/2022/06/24/programa-de-melhoria-da-pressao-visa-reduzir-vazamentos-na-rede-de-agua/

Apoio